O profissional de negócios que exerce um cargo gerencial precisa saber reconhecer problemas e oportunidades para a empresa. Essa postura é fundamental para enfrentar a competitividade que vivemos no mundo atual. A sigla BANI (Brittle, Anxious, Nonlinear and Incomprehensible) trata de quatro palavras que significam Frágil, Ansioso, Não linear e Incompreensível. A ideia de um mundo fortalecido, tecnológico e forte para as adversidades foi derrubado com a pandemia, ou seja, estamos propensos a fenômenos ambientais que podem mudar o curso da humanidade. Em uma empresa, as certezas cada vez são menores e os riscos são maiores, por isso, é importante se manter atento ao que acontece ao redor.
A fragilidade nos leva a ser ansiosos e querer que tudo aconteça de forma mais rápida até por conta do costume que desenvolvermos de ter as respostas na palma da mão. O senso de urgência é importante, mas quando tudo fica prioritário e imediato, a possibilidade de erro aumenta. Por conta desse ambiente instável é difícil estabelecer estratégias duradouras, ou seja, não há mais linearidade, obviedade e relação de causa efeito que possa ser compreendida a longo prazo.
Hoje temos uma série de informações disponíveis de forma prática e rápida sendo algumas até contraditórias, o que torna o termo incompreensível. Para enfrentar as adversidades que vivemos é importante estar atento ao ambiente buscando por parceiros que vão ajudar na criação e implantação da inovação.
A aula estudo de caso da disciplina tratou de um convidado que fez a relação da temática Tríplice Hélice que consiste na interação entre três agentes que ao cooperarem podem gerar a inovação.
No artigo de Henry Etzkowitze Chunyan Zhou que trata da inovação e empreendedorismo envolvendo universidade, indústria e governo, retratam de um caso a respeito do Vale do Silício em que teve início a partir da academia.
1) De que forma a Universidade, que tem um papel importante na Hélice, pode contribuir para gerar a inovação? Como ocorreu a dinâmica de interação da Tríplice Hélice no caso do Vale do Silício?
Soluções para a tarefa
Respondido por
23
A universidade pode fornecer estrutura, equipamentos e mão-de-obra qualificada para o desenvolvimento de novos produtos e/ou serviços capazes de resolver os problemas da população em geral.
O que é tecnopolo?
O termo tecnopolo é usado para fazer referência ao local onde podemos encontrar várias indústrias de tecnologia de ponta. O Vale do Silício (Califórnia, EUA), por exemplo, é um tecnopolo que possui destaque em todo o mundo.
Por fim, segue exemplo de empresa global que surgiu em um tecnopolo: Uber.
Aprenda mais sobre o tema inovação em:
https://brainly.com.br/tarefa/19139612
Até a próxima!
#SPJ1
Anexos:
adynalvar:
Por favor, onde está essa resposta no livro? No texto que oferecem, pode me falar? Por favor
Perguntas interessantes