O profissional de Comércio Exterior lida com a compra e a venda de produtos e serviços entre empresas e governos de diferentes países. Ele deve acompanhar os acontecimentos internacionais, tanto econômicos quanto políticos, para caracterizar futuros mercados consumidores ou até mesmo novos mercados fornecedores. Assim, esse profissional deverá estar a par das informações pertinentes de sua área para dar apoio à organização quando ela estiver ampliando a sua participação nos mercados internacionais. Suponha que você acaba de ser contratado pela empresa FRIC, que atua no comércio internacional há mais de 20 anos. Sua função é assessorar nas decisões organizacionais relacionadas às atividades de comércio exterior. Sendo assim, acompanhe o cenário descrito a seguir:
Agora, a FRIC espera que você apresente um relatório aos diretores com as seguintes respostas:
a) Qual a principal força que a empresa FRIC tem no mercado interno?
b) Qual a principal estratégia da empresa na captação de novos clientes?
c) Qual a estratégia de marketing adotada pela FRIC nos mercados internacionais?
d) As informações dadas pela FRIC reforçam uma estratégia de fortalecimento de sua marca? Por quê? O que deve ser feito?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Padrão de resposta esperado
a) A principal força que a empresa FRIC tem no mercado interno é seu produto de qualidade.
b) A principal estratégia da empresa na captação de novos clientes é a participação em feiras internacionais.
c) A empresa adota estratégias de marketing relacionadas ao produto.
d) Não. As informações não estão claras. Apesar de atuar há mais de 20 anos tanto no mercado interno como externo, não são mencionadas estratégias de fortalecimento da marca, mas somente sobre a importância em atender a seus clientes pela qualidade do produto. Também adota estratégia de uso de intermediários, distribuidores que certamente não vendem somente o seu produto. Assim, se torna relevante estudar de que forma a empresa FRIC poderá inserir a sua marca em cada mercado conquistado, bem com criar estratégias próprias para cada mercado novo.
Explicação: