O profissional da Educação que atua na modalidade de educação de jovens e adultos necessita apresentar determinada postura junto a esta clientela. É importante ressaltar que em todos os níveis é necessária esta postura. Autores renomados determinam que o professor deve possuir critérios para exercer esta função. Com base no exposto, disserte sobre os critérios para exercer a função de um bom professor.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Respeitar o tempo, a trajetória e a faixa etária dos alunos são essenciais para lidar com todos os alunos, mas, especialmente, com aqueles que retornam à escola na vida adulta.
critérios:
1- Cada educando tem uma trajetória e, no momento de ensinar, deve-se considerar essas trajetórias e trazê-las para dentro da aula.
2- Não podemos jamais nos esquecer de que cada educando tem seu tempo. No caso de jovens e adultos, isso é importantíssimo! Achar que todos aprenderão do mesmo modo ou no mesmo tempo levará ao desânimo daqueles que, por este ou aquele motivo, não conseguem acompanhar a turma.
3-Reconhecer cada faixa etária com suas especificidades
às vezes, involuntariamente, na forma de falar com eles, de cobrá-los, ou ainda nos tipos de atividade que se propõe em sala de aula. Às vezes, esse é um movimento inclusive desejado pelo aluno, que traz consigo uma imagem da escola que não pôde frequentar quando criança. Mas o trato infantil também é um dos motivos que afastam os jovens e adultos da escola
4-Respeitar a diversidade
As turmas da escola podem reunir jovens que não se adaptaram à escola tradicional, jovens em conflito com a lei, pessoas com deficiência física e intelectual, homossexuais, travestis, transexuais, idosos, mulheres, negros, trabalhadores... Todos estão ali, fisicamente juntos no mesmo espaço e minha postura e prática em sala de aula deve dialogar com todos.
5- Motivação (auto estima)
A baixa autoestima é encontrada em muitos educandos de EJA. Suas trajetórias de dificuldades de toda ordem, sua experiência muitas vezes traumática com uma escola excludente, as adversidades que enfrentam para frequentar a sala de aula são grandes barreiras que esses alunos precisam transpor para acessar, permanecer e concluir com sucesso.
Explicação:
espero ter ajudado