O professor Zabala, em sua obra A prática educativa: como ensinar (1998), nos informa que é importante levarmos em consideração os conhecimentos prévios que os alunos trazem consigo para que possamos dar a eles sentido quando estamos lecionando um determinado tipo de conteúdo. Nas palavras de Zabala, "na escola se estudam muitas coisas diferentes, com intenções também distintas. Os objetivos educacionais, e portanto, os tipos de conteúdos aos quais se referem, influem, e inclusive às vezes determinam, o tipo de participação dos protagonistas da situação didática, assim como as características específicas que esta participação assume." Nesse sentido, é importante que o profissional da Pedagogia possa criar situações em que as relações de interação entre professores, alunos e os conteúdos de aprendizagem se efetivem de forma prática, para que assim o processo de ensino/aprendizagem ocorra a contento e de acordo com os planos esperados. Portanto desafiamos você a elaborar um pequeno texto dissertativo que justifique a importância de se desenvolver um determinado projeto interdisciplinar em uma dada escola, demonstrando de forma clara uma preocupação com o estabelecimento das relações de interação que podem ser desenvolvidas em tal projeto. Mãos à obra! Orientações para resposta Faça um texto de cunho dissertativo, usando coerência e coesão. Seu texto deve ter no mínimo 10 linhas e no máximo 20 linhas. Crie um título para o texto, que será o mesmo título do projeto a ser desenvolvido na escola. Escreva sua resposta no campo abaixo:
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Resposta:
A cultura de nossos regionalismos sob o prisma da escola
O presente projeto tem como caráter a valorização da interdisciplinaridade em torno da temática cultural que pode ser suscitada a partir das interlocuções entre as diversas áreas do saber. Os objetivos do projeto podem ser destacados em torno da ideia de se criar no corpo discente um espírito de encantamento com os aspectos culturais acerca dos regionalismos de nosso povo, bem como construir neles um senso crítico no tocante às ações que valorizem nossa cultura e nossas tradições, protegendo-as da pasteurização e uniformização dos traços culturais recorrentes nos últimos anos em nossa sociedade.
Nesse sentido, é fundamental que os professores e demais profissionais do campo pedagógico busquem sensibilizar os alunos, trazendo a atenção deles para aspectos que muitas vezes poderiam ser passados despercebidos, buscando assim ampliar a interação entre eles e o conhecimento, bem como a interação entre as subjetividades envolvidas (professores e alunos). O projeto, portanto, justifica-se como uma ferramenta fulcral que valoriza a intersubjetividade e as interações que professores e alunos estabelecem com o conhecimento, pois é a partir deste vínculo que o saber construído passa a ser sentido, percebido, significado e valorizado por todos os envolvidos no processo pedagógico.
Os alunos irão configurar melhor as informações e apreender de forma muito mais eficaz o conteúdo a partir das trocas de experiências entre eles mesmos, bem como também com a troca de experiências entre eles e os professores. Dessa forma, torna-se de vital importância o desenvolvimento de um projeto que busque um trabalho conjunto entre professores de diversas áreas, ocorrendo a interdisciplinaridade e abrindo-se caminhos para um projeto global e totalizante, cristalizando-se as propostas voltadas para a transdisciplinaridade.
Explicação: