O professor Otair Fernandes diz que “Mesmo depois de libertos, os negros ficaram à própria sorte
O que isso significa?
Soluções para a tarefa
Resposta:
As estatísticas de cor ou raça produzidas pelo IBGE mostram que o Brasil ainda está muito longe de se tornar uma democracia racial. Em média, os brancos têm os maiores salários, sofrem menos com o desemprego e são maioria entre os que frequentam o ensino superior, por exemplo. Já os indicadores socioeconômicos da população preta e parda, assim como os dos indígenas, costumam ser bem mais desvantajosos.
Para o professor Otair Fernandes, doutor em Ciências Sociais e coordenador do Laboratório de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Leafro/UFRRJ), a realidade do Brasil ainda é herança do longo período de colonização europeia e do fato de ter sido o último país a acabar com a escravidão.
Isto significa dizer que não houve a criação de políticas públicas que garantissem que os libertos fossem realmente integrados à sociedade, tendo sido os ex-escravizados mantidos em um situação de exclusão social.
Quais são algumas consequências disto que podemos ver hoje?
A persistência de grande desigualdade econômica e social entre brasileiros de ascendência africana e brasileiros de ascendência majoritariamente europeia é a forma mais fácil de ver isto hoje. A persistência de práticas e ideias racistas na nossa vida social, via de regra em detrimento da população afro-brasileira, é outra consequência disto.
Mais sobre a abolição da escravidão em:
https://brainly.com.br/tarefa/21120124