O professor Jorge sabe da importância do uso dos documentos históricos em sala de aula, por isso, listou a seguir alguns argumentos para tal utilização. Analise-os, considerando (V) para o que for verdadeiro e (F) para falso. I. O exercício da interpretação de um documento em sala de aula – de um texto, de um objeto, de uma obra literária, artística ou de um mito – é fundamental na formação do pensamento crítico dos alunos. II. Através da análise comparativa dos documentos históricos em sala de aula, é possível estabelecer diferenças e semelhanças. III. Interpretações variadas sobre um mesmo objeto tornam mais clara, explícita a relação sujeito/objeto e, ao mesmo tempo, estimulam a identificação das hipóteses levantadas e dos argumentos selecionados para a comprovação das diferentes proposições. IV. Expor a própria interpretação dos documentos históricos aos alunos é uma boa proposição, já que os pequenos não possuem maturidade suficiente para analisarem sozinhos uma fonte documental. A sequência correta é: Alternativas Alternativa 1: V, V, V, V. Alternativa 2: V, F, V, F. Alternativa 3: V, V, F, F. Alternativa 4: V, V, V, F. Alternativa 5: F, F, V, V.
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
I é verdadeira, uma vez que ajuda a criar hipóteses interpretativas, tornando os alunos ativos no processo de aprendizagem, o que favorece o exercício crítico.
II é verdadeira, o que contribui para o desenvolvimento do raciocínio crítico, por meio da depuração de falsidades.
III é verdadeira, além de incentivarem a criatividade dos alunos, estimularem a participação e fazer entender que a História não é uma ciência exata.
IV é falsa. O objetivo do exercício é justamente desenvolver estas capacidades, não devendo o professor simplesmente impor a sua interpretação aos alunos.
É correta a alternativa 4.
Perguntas interessantes