O professor João Pedro trabalha em uma escola que atende jovens e adultos (EJA) nos três turnos. A escola se localiza na parte central da cidade, que embora não seja um município grande, possui 50.000 habitantes, cuja população está dívida entre moradores da cidade e da área rural. O diretor da escola solicitou ao professor João Pedro que organize o planejamento das aulas visando atender os dois perfis de público, porém, o professor João Pedro, começou a sentir muita dificuldade, pois hora mencionava exemplos focados nos alunos da cidade, suas rotinas e trabalho e hora focava nos alunos do interior, com hábitos diferentes e principalmente muitos anseios diferentes. Percebendo que o aprendizados estava sendo prejudicado, procura ajuda da coordenação no sentido de melhorar sua prática docente.
Soluções para a tarefa
Olá!
Você esqueceu de completar a questão mas posso te ajudar.
Fica claro evidenciar a importância do EJA para a sociedade, principalmente pelo fato dessa modalidade de educação se converter em um requisito indispensável para uma melhor organização e reorganização social.
Além disso, a LDB que regularizou essa modalidade, buscou trazer cunho democrático, transformando o EJA em um recurso social positivo, para auxiliar a livrar as camadas menos favorecidas dos índices de marginalidade, desemprego, visando a inclusão social.
Deste modo, o papel do professor para ter uma metodologia didática melhor elaborada seria a inclusão de conteúdos que abranjam elementos fora do espaço escolar, ou seja, mesclar as atividades didáticas com a atuação desses jovens e adultos no dia a dia, sendo o principal objetivo da formação de jovens e adultos.
Valeu!