O professor de Geografia deve atuar no sentido de superar o dualismo dicotômico entre sociedade e natureza enraizado na ciência moderna. Deve mostrar ao aluno que a separação entre os saberes se dá por uma razão metodológica e não pelo fato de os fenômenos ocorrerem de forma separada. Nesse mesmo sentido, é necessário que o professor demonstre que os fenômenos geográficos de ordem natural podem ter implicações negativas nas sociedades, assim como os fenômenos sociais e culturais também podem ter implicações negativas na natureza. Portanto, é função do ensino de Geografia tentar quebrar o muro que a própria disciplina levantou e superar a dicotomia Geografia Humana versus Geografia Física, conforme aponta o professor Luis Antônio Bittar Venturi:
“Mesmo quando, por exemplo, um impacto possa, por vezes, afetar mais a dinâmica social (contaminação por lixões, como impacto social negativo e reurbanização de favelas, como impacto social positivo), a compreensão destes processos exige uma abordagem geográfica autêntica, ou seja, articulando as dimensões social e natural. Consideremos um exemplo empírico notório: quando ocorre inversão térmica em áreas urbanas e o consequente aprisionamento de poluentes, haverá um impacto negativo na saúde da população que só poderá ser compreendido se levarmos em conta, por um lado, uma dinâmica atmosférica que gera naturalmente a inversão térmica, sobretudo no inverno e, por outro, uma sobrecarga de poluentes, resultado de um modelo socioeconômico e urbano (lembrando que o que prejudica é o aprisionamento de poluentes e não a inversão térmica como fenômeno climático em si), além de aspectos culturais, como a valorização do transporte individual.”
Diante da reflexão levantada, elabore um texto discursivo, problematizando a dicotomia entre Geografia Humana e Geografia Física e como deve ser a atuação do professor de Geografia para superá-la. Você, caro(a) aluno(a) e futuro professor de Geografia, deve propor uma situação prática em sala de aula, como um exemplo, demostrando qual conteúdo pode ser trabalhado, de que maneira isso pode ser feito e quais recursos didáticos podem ser utilizados. Se atente ao alinhamento do conteúdo com a faixa etária dos alunos.
Orientações:
- Elabore, de forma dissertativa argumentativa, seu posicionamento frente às questões levantadas.
- Seu texto deverá conter no mínimo 15 linhas e no máximo 30 linhas.
- Utilize argumentos convincentes, que expressem sua criticidade.
Me ajudar
Soluções para a tarefa
Uma sugestão é construir o texto a partir da questão da água, uma situação que será observada em quase todas as cidades brasileiras, com pequenas diferenças regionais. O tema é perpassado por elementos da geografia humana e da geografia física.
A água, essencial para a subsistência humana e para as atividades agrícolas, está ligada a um conjunto de fatores:
- A hidrografia local e regional.
- O regime de chuvas.
- Os fenômenos climáticos, como El Niño, La Niña e frentes frias.
- A ocupação urbana.
- O uso extensivo na agricultura.
- A poluição ambiental.
- O saneamento regional.
Um enfoque geográfico sobre a água
Toda localidade habitada, grande ou pequena, urbana ou rural, terá uma referência hidrográfica. Esta, por sua vez, é o resultado de fatores ambientais, topográficos e urbanísticos. Os alunos podem ser estimulados a compartilhar suas experiências ligadas ao ciclo da água, como:
- Enchentes.
- Secas.
- Atividades ligadas aos rios ou lagos, como pesca e lazer.
- Qual água consomem? Tratada? Engarrafada? Filtrada? De poço?
A aula pode ser acompanhada por fotos mostrando a situação da bacia em que a região está inserida, assim como elementos da geografia física e humana que influenciam o curso d'água local ou estão diretamente dependentes dele:
- Lixões.
- Características do relevo.
- Habitações irregulares em áreas alagadas.
- Pesca de subsistência.
- Agricultura e uso de irrigação.
- Atividade industrial.
Também é útil demonstrar com imagens e até excursão local a forma como a própria ocupação urbana, na questão da água, incorpora elementos do relevo.
- A captação de água deve ser feita em local distante de pontos de saída de esgoto.
- Os reservatórios de água são construídos ou aproveitam depósitos de água naturais em posição elevada, aproveitando força gravitacional para distribuição.
Continue aprendendo sobre geografia humana e física aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/4351442
#SPJ1