O Produto Interno Bruto (PIB) representa a soma, em valores monetários, de todos os bens e serviços finais produzidos numa economia em determinado período de tempo. O PIB pode ser calculado sob três óticas as quais são: despesa, produto e renda. Assinale a alternativa que apresenta todos os componentes do PIB.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Consumo, investimentos e renda.
Explicação:
Pela ótica da oferta (produto): soma dos produtos finais da indústria, do comércio, do setor de serviços e da atividade agropecuária;
Pela ótica da despesa (dispêndio): soma dos gastos para a manutenção (consumo) e a expansão da economia (investimento);
Pela ótica da renda: soma de todas as rendas pagas durante o período.
Resposta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Explicação:
Sobre Macroeconomia e Política Governamental, pode-se afirmar que os economistas usam o Produto Interno Bruto (PIB) para saber o quanto uma economia está se desenvolvendo. O PIB mede o valor final de todos os bens e serviços produzidos na economia em um dado período de tempo, geralmente trimestre ou ano. Uma recessão acontece quando a produção nacional de bens e serviços está diminuindo. Uma expansão acontece quando a produção está aumentando. A taxa de desemprego mede que a fração da força de trabalho não consegue encontrar emprego. A taxa de desemprego aumenta durante as recessões e cai durante as expansões.
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. A política fiscal se refere à utilização, quer por um aumento nas compras do governo de bens e serviços, quer na diminuição de impostos, de um estímulo à economia.
PORQUE
II. As compras governamentais aumentam a atividade econômica diretamente, enquanto que a redução de impostos é destinada a aumentar o poder de compra das famílias, deixando para elas mais dinheiro, livre de impostos, para ser gasto.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.