O Produto Interno Bruto (PIB) é um agregado macroeconômico que revela o nível da atividade econômica de um país, isto é, mostra a riqueza produzida em termos de bens e serviços finais, em um determinado período de tempo (geralmente um ano). Quando analisamos o crescimento do PIB ao longo dos anos, é preciso separar o PIB nominal do PIB real. Sobre o exposto, responda: a) O que vem a ser o PIB nominal e o PIB real. b) Por que é importante levar em conta o PIB real para analisar o crescimento/decrescimento da economia?
Soluções para a tarefa
Resposta:
PIB Nominal - Mede o valor da produção aos preços prevalecentes no período em que o bem é produzido.
PIB Real - Mede o valor da produção em qualquer período aos preços de um ano-base.
É importante utilizar o PIB Real como parâmetro para analisar o crescimento da economia justamente por ele descontar a inflação que ocorreu entre os anos. Assim, permite diferenciar o aumento real da economia ( isto é, a produção de mais produtos e serviços) de um aumento de preços.
Explicação:
a) O PIB nominal se refere ao preço de serviços e produtos no momento em que foram produzidos. O PIB real é o volume físico de um produto ou serviço, sem considerar a inflação.
b) Pois o PIB real permite perceber o crescimento da produção e serviços de forma que essa informação não se misture com crescimento de preços.
PIB
O PIB é um indicador econômico relacionado com a atividade econômica e com a produção de um lugar. Ele é um indicador macroeconômico e apresenta a soma de todos os bens e serviços de um espaço geográfico em determinado período.
Ele também permite a comparação da economia com outras localidades, além de analisar o crescimento econômico. Também permite diagnóstico de problemas, fragilidades econômicas e quais setores geram mais ou menos renda.
Leia sobre Macroeconomia: https://brainly.com.br/tarefa/21084744
E sobre Produção de Bens e Serviços: https://brainly.com.br/tarefa/51148359
#SPJ2