Direito, perguntado por analuizamota, 1 ano atrás

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, em 2018, atingiu a soma de 6,8 trilhões de reais com um crescimento de 1,1% da economia acumulada no ano. Esse crescimento está acima do crescimento registrado na Itália (0,8%) e no Japão (0,7%), por exemplo. Em termos de potencialidade de recursos naturais e agrícolas, o Brasil também se destaca. E, apesar de todas essas possibilidades, há, no País, um índice elevado de pessoas em situação de pobreza extrema. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2016, 52,8 milhões de brasileiros estavam em situação de pobreza e, em 2017, esse número cresceu para 54,8 milhões. Outro dado importante é o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH); o Brasil, em 2018, ocupou o 79º lugar no ranking mundial.

Tendo em vista os indicadores apresentados, como se explica o fato de o Brasil ser um país potencialmente rico e, ainda assim, ter tão elevado número de pessoas em situação de pobreza?

Soluções para a tarefa

Respondido por 82araujo
31

Resposta:

PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO

Explicação:

Essa disparidade ocorre porque o País ainda mantém distribuição de renda desigual. O IDH demonstra que o Brasil ainda está em situação em que muitos Estados e municípios não apresentam o mínimo necessário aos bens sociais básicos, como educação, expectativa de vida e renda. Assim, sem as condições mínimas, principalmente em se tratando da educação, dificilmente haverá modificação desse quadro. Portanto, o que explica o elevado índice da população em estado de pobreza é a baixa distribuição de renda, bem como a falta de políticas públicas que ofereçam a essa população a garantia dos direitos sociais, conforme previsto na Constituição Federal de 1988.

Respondido por dbrclx
7

De acordo com os indicadores apresentados o Brasil é um país detentor de muitas riquezas, o que faz dele um país potencialmente rico, mas mesmo assim continua tendo um grande número de pessoas na faixa da extrema pobreza.

Isso se dá pelo fato de que há uma péssima distribuição de renda no Brasil, motivo que corrobora cada vez mais as desigualdades sociais e acentua tamanha diferença entre os brasileiros, uma vez que os mais ricos se tornam mais ricos e os mais pobres tendem a ficar mais pobres.

Essa problemática se dá por uma série de fatores, mas os que se sobressaem são: má distribuição de renda, falta de investimento em educação infantil, corrupção e resquícios de um sistema escravocrata.

Aprenda mais sobre o assunto em:

brainly.com.br/tarefa/4716938

Anexos:
Perguntas interessantes