Filosofia, perguntado por Oteiro, 1 ano atrás

O processo reflexivo ao qual Sócrates submetia aqueles com quem conversava visava contribuir para que o sujeito superasse uma visão fragmentada, ingênua, superficial e contraditória do mundo para atingir uma visão estruturada por conceitos sólidos. Esse processo se dava em dois momentos que podem ser assim expressos: Ironia e Maiêutica Sofistica e idolatria Crítica e razão Propedêutica e sofística Patrística e ironia

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
8
Olá, tudo bem?

O processo ao qual Sócrates submetia àqueles com quem dialogava é hoje chamado de dialética socrática.

Ela consistia de duas partes: a ironia e a maiêutica. 

No contexto da dialética socrática, a ironia era o questionamento acerca das opiniões que os seus interlocutores mantinham, opiniões que acreditavam corretas e representantes da verdade. Sócrates buscava, nesta parte, levar as opiniões de seus interlocutores às últimas consequências, de modo a demonstrar o quão falsas ou sem fundamento essas opiniões de fato eram.

A segunda parte era a maiêutica, que pode ser traduzida como parto. Nesta fase, Sócrates buscava fazer com que seus interlocutores pensassem por si mesmos e, através da reflexão e perguntas guiadas, encontrassem a verdade que sempre esteve presente e acessível à todos. Nesta fase, teoricamente, o interlocutor livrava-se dos preconceitos e adotava ideias verdadeiras.

Sendo assim, a alternativa correta é a A.
Perguntas interessantes