História, perguntado por juli4430, 6 meses atrás

O processo que levou ao fortalecimento do poder real e centralização do poder ao final da Idade Média representou interesses de pelo menos três classes sociais no período, a Nobreza, a Burguesia e os Camponeses.
Explique abaixo qual era o interesse de cada uma dessas classes sociais ao apoiar o fortalecimento do Rei e a centralização do poder:

a) Nobreza: *


b) Burguesia: *


c) Camponeses:

Soluções para a tarefa

Respondido por lilicagirard
2
nobreza:
O rei fez um acordo com a nobreza de que daria privilégios ( como terras e riquezas, isenção de impostos...) especialmente a essa classe se a mesma o ajudasse a chegar ao poder absolutista. Visando esses privilégios, os nobres passaram a apoiar tal centralização, por interesses individuais.
burguesia:
A burguesia defendia a centralização do poder no contexto do fim da Idade Média/Idade Moderna pois via nisto uma forma de garantir a segurança das rotas comerciais entre as diferentes regiões do reino
camponeses:

Sem cumprir atividades administrativas, o rei tinha seus poderes limitados pela ação da nobreza feudal, que, por serem os senhores da terra, controlava de fato o poder. ... Os reis começaram então a concentrar grandes poderes, em parte por causa do apoio e do dinheiro recebido dos burgueses

lilicagirard: qual
lilicagirard: n acho
Perguntas interessantes