Física, perguntado por BrunikaChan, 10 meses atrás

O processo pelo qual o calor é transmitido de molécula para molécula através de suas vibrações e sem transporte de matéria é chamado de:
a) convecção.
b) opção.
c) condução.
d) radiação.
e) convenção
AJUDA URGENTEE PELO AMOR DE JESUS CRISTO ME AJUDEM ;-;

Soluções para a tarefa

Respondido por m2103
1

Resposta:

eu acho que é condução

Explicação:

Condução: Transferência de calor através da vibração molecular, a energia térmica é transportada molécula a molécula sem movimento relativo destas molécula, ou o mesmo, as moléculas permanecem fixadas em suas posições (sem mobilidade), neste caso é necessário o suporte material. Exp.: meio pode ser um sólido ou um fluído estacionário.

Respondido por joicebelinha343
1

Resposta:

Explicação:

c) condução.

É a forma de transferência de calor onde a energia é transferida de partícula para partícula, através da agitação atômico-molecular. Logo, só é possível em meios materiais e tende a ser mais acentuada em sólidos, onde a interação entre as partículas é maior.

Acredita-se que os elétrons livres tenham participação fundamental nesse processo, pois os metais são os materiais que mais eficientemente transmitem a energia por condução, sendo denominados bons condutores ou simplesmente condutores térmicos. Há materiais em que a condução ocorre de modo pouco intenso, sendo denominados maus condutores térmicos ou isolantes térmicos. Estão nesse caso, por exemplo, os líquidos e os gases em geral, o isopor, a madeira, o feltro e a cortiça. Esses materiais têm larga aplicação prática, sempre que se deseja isolamento térmico. Assim, cabos de panela são de madeira ou plástico, geladeiras portáteis são de isopor, calorímetros são isolados com placas de cortiça, etc.

Tomemos como exemplo uma barra sólida, cujo comprimento vale L e com seção transversal A, colocada entre dois sistemas com temperaturas constantes, mas diferentes em seus extremos.

Considerando-se uma barra de comprimento L e seção reta A, observa-se que a temperatura varia ao longo da barra de uma extremidade a outra de modo contínuo. É fundamental que a barra seja isolada lateralmente. Neste caso, o fluxo de calor através da barra será dado pela Lei de Fourier:

ϕ=QΔt=kA⋅(T2−T1)Lϕ=QΔt=kA⋅(T2−T1)L

onde T2 e T1 são as temperaturas das extremidades da barra. A constante de proporcionalidade k é característica de cada substância, sendo denominada coeficiente de condutibilidade térmica do material. Seu valor é elevado para os condutores e baixo para os isolantes.

Perguntas interessantes