Direito, perguntado por pauloedvicent, 4 meses atrás

O processo legislativo constitucional prevê que uma emenda constitucional deve ser discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, três quintos dos votos dos respectivos membros (CF, art. 60, § 2°). Em 2016, foi aprovada uma emenda constitucional que foi discutida e votada apenas em um turno. Em 2017, o Poder Judiciário foi acionado e declarou a emenda inconstitucional, porquanto entendeu que houve desrespeito às exigências legais no processo de elaboração da norma. Isso aconteceu por que:

Soluções para a tarefa

Respondido por mhvital03
0

Resposta: Isto ocorreu em razão da inconstitucionalidade formal. Trata-se de um vício de forma, em razão da inobservância da etapa de votação no procedimento a ser realizado pelo legislador, ao elaborar a norma. (Violação a pressupostos objetivos do ato).

Respondido por piovezanacris
9

Resposta:

Explicação:

Para ter fundamento, a norma deve ser elaborada em obediência às exigências legais.


jamilycibelly: resposta errada
macenapaula83: Resposta errada a
lidiasoares2: Após analisar um caso sob sua responsabilidade, a magistrada Adriana verificou que um dos métodos hermenêuticos que precisará empregar para produzir a solução mais justa é o método que considera a finalidade social da norma. Diante dessa situação, indique a designação do método descrito:

a.
b) lógico-sistemático.

b.
e) semântico.

c.
a) gramatical.

põe a lei

d.
d) teleológico.

e.
c) histórico-evolutivo.
newtonpinna: nao assinale essa resposta pois esta totalmente errada.......Para ter fundamento, a norma deve ser elaborada em obediência às exigências legais.
Perguntas interessantes