O processo educativo exige um planejamento bem elaborado para nortear as ações dos atores: professores, alunos, pais, gestores escolares e comunidade escolar.. Em se tratando do planejamento escolar, diversos autores buscam o aprimoramento da conceituação. Sabemos que o mundo contemporâneo exige do ser humano agir em função de construir resultados. Para tanto, pode agir aleatoriamente ou de modo planejado. Agir aleatoriamente significa “ir fazendo as coisas, sem ter clareza de onde se quer chegar; agir de modo planejado significa estabelecer fins e construí-los através de uma ação intencional. [...] planejamento, de um modo geral, diz respeito à intencionalidade da ação humana em contrapartida ao agir aleatoriamente. (LUCKESI, 1992, p. 115-125). Todas as ações realizadas pelo homem cotidianamente, desde os primórdios são produtos de planejamento, que podem ser sistematizados racionalmente ou não. As possibilidades de sucesso dessas ações estão diretamente associadas à forma como se efetiva tal planejamento.
Não se admite mais a realização de qualquer trabalho à base de improvisos, principalmente quando se trata de Planejamento Escolar. Para Libâneo, planejamento escolar é: [...] o planejamento global da escola, envolvendo o processo de reflexão, de decisões sobre a organização, o funcionamento e a proposta pedagógica da instituição. É um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social. (LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994, p. 221).
Após a leitura do texto acima solicito que:
Identifique e registre a definição de planejamento. Em seguida, interprete os conceitos de planejamento escolar contidos no texto, registrando-os.
Após isso, analise a importância do planejamento escolar como um processo global e intencional na busca de sucesso nas ações da escola.
Expresse o seu processo de reflexão por meio de um pequeno texto que atenda as etapas apontadas.
Soluções para a tarefa
Oi,
O planejamento escolar é essencial para o melhor desempenho dos professores e principalmente dos alunos, com isso planejar envolve uma série de questionamentos que podem ser feitos para que dessa forma haja um maior avanço das melhorias escolares.
A primeira concepção de planejar que aparece no texto é de Luckesi onde ele afirma que planejar é agir com uma intenção, mas para dentro de uma sala de aula essa concepção ainda é muito rasa.
Logo após aparece a concepção de planejamento de Libâneo e é a que tem sido mais aceita nos ambientes escolares e afirma que planejar envolve reflexão acerca de um tema, de como a turma irá lidar, de como aquilo pode ajudar os alunos em diversas perspectivas, decisões acerca de como será realizada determinadas atividades, organização, entre outras tantas características imensamente importantes para os professores.