Matemática, perguntado por wholivia8777, 9 meses atrás

O processo educativo é um fator importante na vida do ser humano e as diversas áreas que fazem parte deste processo se ocupam de desenvolver técnicas e estratégias para que os alunos recebam o conteúdo de forma mais satisfatória possível. Piaget é um dos autores no campo da Psicologia da Educação que oferece conteúdos teóricos importantes que colaboram com o processo ensino-aprendizagem, seja no plano cognitivo, seja no motor.

Soluções para a tarefa

Respondido por gisselefarias
6

Resposta:

Segundo Moreira (2009) na teoria de Piaget e de Ferreiro, o desenvolvimento cognitivo acontece por “assimilação e acomodação”, ou seja, quando o organismo assimila, ele incorpora a realidade a seus esquemas de ação, impondo-se ao meio, e no processo de assimilação o organismo, ou mente, não se transforma. Assim, quando o indivíduo não consegue assimilar certa situação, o organismo, ou mente se modifica ou ainda desiste da situação.

Na teoria construtivista o papel do professor é gerar circunstâncias compatíveis com o nível de desenvolvimento do indivíduo, suscitar o desequilíbrio no organismo para que o indivíduo, buscando o reequilíbrio e tendo a oportunidade de agir e interagir se reestruture e aprenda. A argumentação do professor deve se relacionar com os esquemas de assimilação do aluno.

Com essa teoria, o desenvolvimento cognitivo resulta de circunstâncias e experiências ignoradas advindas da interação com o meio, onde o indivíduo busca compreender e responder suas dúvidas. Assim, o aluno desempenha um papel funcional e constrói seu conhecimento, sob a direção do professor, ou seja, o aluno busca informações, propõe soluções, checando-as com as de seus colegas, defendendo assim suas idéias e colhendo as dos outros.

A função do professor deve ser a de criar situações favorecedoras de aprendizagem, a construção do conhecimento pelos alunos é fruto de sua ação, o que faz com que eles se tornem cada vez mais autônomos intelectualmente. O desenvolvimento cognitivo é resultado de situações e experiências desconhecidas advinda da interação com o meio, onde a pessoa individualmente procura compreender e resolver as interrogações. Nesse sentido, o professor deve conhecer as estruturas cognitivas do aluno e criar atividades desafiadoras e adequadas que provoquem desequilíbrios, para que o aluno, procurando o reequilíbrio e tendo a oportunidade de agir se reestruture e aprenda.

Se observarmos a reforma curricular ocorrida na década de 1990, é possível notar que ela traz um entendimento de ensino e de aprendizagem que valoriza o aspecto do desenvolvimento cognitivo como uma variável resultante da construção realizada por alunos em interação com o meio sob a mediação do professor. Vejamos... “conceber o processo de aprendizagem como prioridade do sujeito implica valorizar o papel determinante da interação com o meio social e, particularmente, com a escola. Situações escolares de ensino aprendizagem são situações comunicativas, nas quais os alunos e professores co-participam ambos com uma influência decisiva para o êxito do processo. A abordagem construtivista de ensino e aprendizagem, a relação cooperativa entre professor e aluno, os questionamentos e as controvérsias conceituais, influenciam o processo de construção de significado e o sentido que alunos atribuem aos conteúdos escolares”. (BRASIL, 1998, p 72).

Explicação passo-a-passo:

Respondido por mayaravieiraj
1

O papel do professor no processo educativo deve ser o de criar um bom ambiente de aprendizagem, e a construção do conhecimento dos alunos é o resultado de suas ações, o que os torna cada vez mais autônomos.

O desenvolvimento cognitivo no processo educativo é o resultado de situações e experiências desconhecidas decorrentes da interação com o ambiente em que os indivíduos buscam compreender e resolver problemas e, os professores devem tentar compreender a estrutura cognitiva dos alunos e realizar atividades desafiadoras e adequadas.

Perguntas interessantes