O processo de urbanização verificado nos principais centros urbanos brasileiros costuma apresentar uma ambiguidade, ou seja, ao mesmo tempo que concentram espacialmente a força de trabalho, os meios de produção, os sistemas de prestação de serviços e os meios de cultura e de informação, eles também acumulam parte significativa dos desequilíbrios e desajustes ambientais mais graves.
Sobre os problemas ambientais urbanos decorrentes do processo citado no trecho acima é correto afirmar que
A
a expansão de áreas periféricas e a ocupação de áreas intraurbanas por favelas ocorrem em áreas valorizadas pelo mercado imobiliário formal, como beiras de córregos, encostas dos morros, terrenos sujeitos a enchentes ou áreas de proteção ambiental, as quais frequentemente envolvem algum tipo de risco.
B
as áreas mais frágeis do ponto de vista ambiental jamais são ocupadas pelo processo de expansão urbana, pois a fiscalização costuma ser rigorosa e consegue evitar, especialmente, as ocupações mais precárias e predatórias.
C
os impactos ambientais resultantes da expansão das moradias precárias são muito mais intensos mas costumam afetar apenas a escala local, já que ocorrem em áreas periféricas distante dos bairros nobres da cidade.
D
as moradias precárias provocam sérios impactos ao meio ambiente, pois não atendem às exigências técnicas necessárias ao parcelamento do solo e não respeitam os condicionantes do meio físico.
E
a expansão da área urbanizada das cidades, principalmente nos bairros mais nobres, produz um impacto ambiental, tanto direto quanto indireto, praticamente nulos, pois, apesar do alto índice de consumo, quase todo o lixo coletado passa por sofisticados processos de reciclagem.
arthurbracarvalho123:
simulado ae pra vcs d1sc0rd(ponto)gg(barra)b4neYuX
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
letra D
Explicação:
Respondido por
1
Os impactos ambientais em áreas periféricas, afetam mais a população local em bairros mais distantes da área nobre da cidade. Portanto, alternativa C está correta.
As moradias precárias, costumam se desenvolver em áreas que NÃO são valorizadas pelo mercado imobiliário formal, e estas áreas são distantes dos bairros nobres da cidade.
E muitas vezes, são situadas em: beira de córregos, encostas de morros e áreas sujeitas a enchentes e deslizamento de terra.
E o seu desenvolvimento ocorre SEM que haja a fiscalização e infraestrutura adequada.
E isso afeta diretamente a escala local, na vida das pessoas que vivem em maior risco ambiental.
Veja mais em: https://brainly.com.br/tarefa/36016284
Anexos:
Perguntas interessantes