O processo de urbanização no Brasil foi permeado, dentre outros aspectos, pelo contexto de ampliação expressiva do contingente populacional nas cidades, tanto por conta da chegada de imigrantes europeus quanto em decorrência da abolição da escravatura e, por conseguinte, da migração dos negros que buscaram se afastar das propriedades rurais onde foram escravizados. GIMENES, Éder Rodrigo. Estado, governo e políticas públicas. Maringá-PR: UniCesumar, 2018. Diante das análises de pesquisadores nacionais sobre a maneira de como as diferentes raças coabitaram os espaços urbanos brasileiros no início do século passado, associe as duas colunas, relacionando os autores com seus respectivos argumentos: 1. Raimundo Nina Rodrigues ( ) O Brasil seria uma democracia racial. 2. Gilberto Freyre ( ) Os negros constituiriam um problema nacional. 3. Florestan Fernandes ( ) Os problemas sociais decorreriam da divisão em classes sociais. ( ) Os negros foram segregados e não integrados à sociedade. ( ) Os mestiços representariam a síntese do povo brasileiro. A sequência correta desta classificação é: Alternativas Alternativa 1: 2, 1, 3, 3, 2. Alternativa 2: 1, 2, 3, 3, 1. Alternativa 3: 2, 3, 1, 3, 2. Alternativa 4: 1, 2, 1, 2, 3. Alternativa 5: 3, 1, 2, 3, 1.
RESPOSTA:
2, 1, 3, 3, 2. PAG 130
Soluções para a tarefa
A sequência correta é: 2 - 1 - 3 - 3 - 2.
1. Raimundo Nina Rodrigues - foi um médico e antropólogo brasileiro nascido em Vargem Grande, MA, analisou em profundidade os problemas do negro no Brasil mas adotava uma perspectiva racista, nacionalista e cientificista, em seu livro Os Africanos no Brasil (1890-1905), segundo ele, os negros e os mestiços se constituíam na causa da inferioridade do Brasil.
2. Gilberto Freyre - foi um sociólogo, deputado e historiador brasileiro nascido em Recife Pernambuco, fazia oposição à ditadura de Getúlio Vargas e escrevia artigos sobre a formação social do Brasil. Criou várias obras sobre a cultura brasileira e a mestiçagem das raças, era também defensor da democracia racial no Brasil.
3. Florestan Fernandes - foi um sociólogo brasileiro nascido em São Paulo, buscava entender a sociedade brasileira como um todo, desenvolveu uma pesquisa que desmentiu a tese sobre a inexistência de preconceito e descriminação no país, iniciando uma nova fase do estudo do negro. Através da obra: “Negros e Brancos em São Paulo”, afirmou que a sociedade é que constituía um problema para a população negra, desfazendo assim o mito de que vigorava no Brasil uma “democracia racial”. Questionou também as desigualdades de acesso dos negros e mulatos ao mercado de trabalho.
Espero ter ajudado!
Resposta:
Alternativa A = 2,1,3,3,2
Explicação:
págs. 130 a 134 do livro