O processo de urbanização em países subdesenvolvidos, decorrentes de uma revolução industrial tardia, aconteceu de forma rápida e sem planejamento. No Brasil não poderia ser diferente, tal processo ocasionou em problemas posteriores como: insalubridade, favelização, epidemia de doenças, etc; Em relação ao processo de intervenção urbana na cidade do Rio de Janeiro, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas. ( ) No alvorecer do século XX, o Rio de Janeiro enfrentava graves problemas sociais, decorrentes, em larga medida, de seu crescimento lento e ordenado. Com o declínio do trabalho escravo, a cidade passara a receber grandes contingentes de imigrantes europeus e de ex-escravos, atraídos pelas oportunidades que ali se abriam ao trabalho assalariado. ( ) O incremento populacional e, particularmente, o aumento da pobreza agravaram a crise habitacional, traço constante da vida urbana no Rio desde meados do século XIX. O epicentro dessa crise era ainda, e cada vez mais, o miolo do Rio – a Cidade Velha e suas adjacências, onde se multiplicavam as habitações individuais e onde eclodiam as violentas epidemias de febre amarela, varíola, cólera-morbo que conferiam à cidade fama internacional de porto sujo. ( ) Os higienistas foram os primeiros a formular um discurso articulado sobre as condições de vida na cidade, propondo intervenções mais ou menos drásticas para restaurar o equilíbrio daquele "organismo" doente. O primeiro plano urbanístico para o Rio de Janeiro foi elaborado por Ildefons Cerdà entre duas epidemias muito violentas (1873 e 1876), mas uma ação concreta nesse sentido levaria cerca de três décadas para se realizar. ( ) Incentivado pelo presidente Rodrigues Alves, Pereira Passos começou as reformas na cidade do Rio de Janeiro em 1903. O presidente levantou os recursos e o prefeito pôde realizar as obras, a higienização ficou nas mãos do médico Oswaldo Cruz, diretor do Serviço de Saúde Pública. A reforma urbana carioca foi inspirada na reforma feita em Paris por Haussman no século XIX, entre 1853 e 1870. Em sua gestão, Passos modernizou a Zona Portuária, criou a Avenida Central, hoje Rio Branco, a Avenida Beira-Mar e a Avenida Maracanã. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA. Escolha uma: a. V - V - V - F. b. F - F - F - V. c. V - V - V - V. d. V - F - V - V. e. F - V - V - F.
Soluções para a tarefa
Respondido por
48
RESPOSTA CORRETA: b. F-F-F-V (CORRIGIDO PELO AVA)
pamelaalvess:
certo
Respondido por
0
A alternativa B corresponde ao julgamento correto das alternativas sobre os planos urbanísticos da cidade do Rio de Janeiro.
Vamos entender um pouco mais sobre os acontecimentos mencionados!
Intervenções no processo de urbanização da cidade do Rio de Janeiro
- O processo de urbanização do Rio de Janeiro no início do século XX foi marcado por ser um processo desordenado e rápido, com um grande incremento de população sem o acondicionamento adequado dos espaços públicos ao novo contingente populacional. Assim, a afirmativa I é falsa.
- Durante a explosão populacional, com agravo da pobreza e da crise habitacional, popularizaram-se as habitações coletivas, como os cortiços. Esse tipo de moradia, dentre outras coisas, favoreceu a ocorrência de epidemias na cidade, pois os espaços apertados, com pouca ventilação e estrutura sanitária, favoreciam a transmissão de doenças. Portanto, a afirmativa II é falsa.
- O Plano Agache, elaborado por Alfred Agache, foi a primeira proposta de intervenção urbanística na cidade do Rio de Janeiro. Assim, a afirmativa III é incorreta.
Aprenda mais sobre urbanização aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/80306?referrer=searchResults
#SPJ2
Anexos:
Perguntas interessantes