O processo de tornar-se letrado é um processo identitário, porque, em uma sociedade profundamente dividida por questões sociais, como a brasileira, o processo de inserção na cultura da escrita equivale a um processo de aculturação, com a violência simbólica aí pressuposta. Assim como o processo de inclusão envolve questões identitárias para os mais pobres, que provêm de famílias sem escolaridade, também o processo de exclusão pode ter consequências para a construção identitária de jovens e adolescentes que passaram, sem sucesso, pela escola. Fonte: KLEIMAN, A. Trajetórias de acesso ao mundo da escrita: relevância das práticas não escolares de letramento para o letramento escolar. PERSPECTIVA, Florianópolis, v. 28, n. 2, 375-400, jul./dez. 2010
Em relação ao contexto apresentado, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) Ser letrado vai além de saber ler e escrever, é um fator identitário de algumas comunidades. Por isso, consideramos os letramentos múltiplos, indo além do letramento escolar.
( ) Os letramentos podem ser usados como fatores de exclusão daqueles que não o dominam. Porém, devemos sempre considerar que existem diversos letramentos, que não se resumem ao letramento escolar ou acadêmico.
( ) O letramento pode ser considerado fator de exclusão da população que não o domina, causando o insucesso escolar. Por isso, não devemos nos restringir ao letramento escolar ou acadêmico.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. Escolha uma:
a. F - V - V.
b. V - V - V.
c. V - F - V.
d. F - V - F.
e. F - F - F.
Soluções para a tarefa
Respondido por
20
V - V - V. Correto (corrigida pelo AVA)
Respondido por
7
Resposta:
V V V
Explicação:
Perguntas interessantes