Biologia, perguntado por mariadeoliviera, 10 meses atrás

o processo de sucessivas modificações ao longo do tempo,que deu origem aos seres atualmente existentes,é chamado evolução.Mas como acontece a evolução? quais sao as duas explicações para a evolução apresentado no livro?​ me ajudem????

Soluções para a tarefa

Respondido por OrdepNailliw37
4

Resposta:

Fator seletivo e fator deletério.

Explicação:

Podemos dizer, em resumo, que a Teoria da Evolução ainda não comprovou 100% que a vida teria surgido assim. Afinal, a evolução explica mais o processo de desenvolvimento da vida do que a origem dela. Pois existem apenas hipóteses de como a primeira vida teria surgido.

Observação: Quando uma Teoria, como a teoria da evolução, passa a virar Lei, então a teoria foi comprovada 100%. Mas, como a evolução ainda pertence ao patamar Teoria, logo, ainda há muito o que se debater.

Pois bem, segundo o que temos conhecimento, o surgimento de uma nova espécie de dá a partir de seleção natural e especiação. Por exemplo: há um animal pré-história (não dinossauro), e ele acha outro de sua espécie, e coincidentemente, os dois possuem uma ótima genética. Assim, após o cruzamento, eles dão origem a um descendente melhor e mais forte. E assim segue por muito tempo, gerações e gerações. Até que, também, em um dia, essa espécie de distancia, ou seja, um grupo de 5.000 animais da mesma espécie se divide. 2.500 vai para um lugar muito distante o os outros 2.500 permanecem no mesmo lugar. Depois de alguns milênios, pode ser que tenha nascido, durante esse tempo, algum descendente com uma característica diferente, e esse ser passa a genética pra frente, e assim, essa característica se torna comum em seu grupo. Logo, depois de milênios, se esses dois grupos se dividiram, se reencontram, agora eles pertencem a espécies distintas, mas ainda são da mesma família.

Como é o exemplo do urso polar. O urso polar veio do urso marro, que também, a partir do fator deletério (ou mutações deletérias) foi perdendo a pigmentação marrom em seus pelos, ficando, assim, branco. E dentre tantos outros fatores. Logo, um grupo de ursos da mesma espécie, depois de muitos processos de seleção natural, especiação e mutações deletérias, acabou dando origem à uma nova espécie de uma mesma família.

Observação: mutação deletéria é a perda de alguns atributos em seres vivos pelo fato de haver, no código genético, processos que acabam excluindo certos componentes já estabelecidos anteriormente nos seres vivos, quando passados em geração pra geração. Isso pode se atribuir à algumas modificações no ambiente, como a mudança dos gases, ou quando há uma alteração no meio por adição (natural ou artificial) de muita água. Pois quando se há um meio de seres vivos que vivem lá por muito tempo, ao se adicionar água no meio, o pH muda e muda também diversos fatores, caisando também o estopim para mutações deletérias.

Agora eu deixo uma pergunta pra você: O que poderia ter sido o estopim para que houvesse as mutações deletérias no mundo? Até porque o deserto do Saara e a Antártida já foram um paraíso tropical, e haviam diversos seres diferentes do que conhecemso hoje, como crocodilos herbívoros, dá pra acreditar??? Então, algo aconteceu na Terra e o clima mudou, fazendo com que esses seres fossem perdendo seus atributos. Eae?

Gostou da resposta?

Espero que agora você tenha entendido.

Perguntas interessantes