Química, perguntado por Guaripuna, 10 meses atrás

O processo de separação de misturas permite separar componentes presentes em misturas homogêneas ou heterogêneas, formada por duas ou mais substâncias, sendo que a técnica indicada depende do tipo de mistura que se deseja separar. É por meio da adoção destas ténicas que se é possível concentrar o produto de interesse comercial a fim de permitir sua comercialização. Um dos exemplos de separação de misturas, um deles com grande interesse comercial, é o ouro da areia, ou seja, uma mistura formada por dois componentes sólidos. O garimpo de ouro é uma atividade econômica comum em determinados pontos da Amazônia. Um dos processos empregados para a separação do metal de outros materiais é chamado de levigação, também conhecida popularmente como separação por meio de bateias, em que uma espécie de bacia em que a água corrente é passada para remover a areia, deixando o ouro, que é mais denso, no fundo. Assim como em outros processos de separação, neste processo em específico é empregado a propriedade física da densidade, que permite a separação dos dois sólidos que possuem diferentes densidades (areia e ouro). Uma outra técnica também amplamente empregada na separação do ouro da areia é a utilização de mercúrio no estado líquido. Porém, este processo é mais agressivo ao meio ambiente e também às pessoas que fazem a manipulação destes produtos. a) Pesquise e descreva como funciona o processo de separação do ouro da areia utilizando-se mercúrio em garimpos. Descreva o processo completo, desde a extração do ouro na terra ou areia, até a mistura com a água, mercúrio e remoção do mercúrio. O mercúrio, nas condições ambientes é um metal sólido ou líquido? ​b) Qual a propriedade física empregada no processo de separação da areia e do ouro com mercúrio quando se é utilizando o mercúrio? c) Pesquise e discorra: o que é uma amálgama? ​d) Qual é a principal a propriedade física considerada no processo de separação do mercúrio e do ouro após a separação desta mistura (ouro e mercúrio) da areia? ​e) O processo de separação utilizando o mercúrio tem maior rendimento quando se comparado com o processo de levigação, porém, oferece riscos ao meio ambiente e também às populações. Pesquise e discorra sobre estes riscos oferecidos por meio deste processo. Observações: - A atividade não tem um formulário padrão. Entretanto, identifique-se ao início do arquivo com nome e RA. - A atividade é individual. Arquivos iguais serão penalizados. - A cópia de textos de fontes será penalizada.


vitinhoqueijos: PESSOAL PODEM ME AJUDAR NESTA RESPOSTA , POR FAVOR .
MarciaAguilar: Oi Guaripuna, td bem? Vc q fez essa pergunta, viu minha resposta aqui? Como ela está ajudando tanta gente, marca como a melhor resposta, p me ajudar tb!! Valeeu :-D

Soluções para a tarefa

Respondido por MarciaAguilar
21

a) O processo de separação entre o ouro e a areia nos garimpos, utilizando-se mercúrio, ocorre em fases:

  • Primeiro os sedimentos das rochas, pedras, terra, areia e minúsculos grãos de ouro são dragados dos leitos de rios ou da terra escavada;
  • O cascalho passa por esteiras, quando os metais são separados dos sedimentos mais leves;
  • O material concentrado é jogado em betoneiras onde é misturado com água e com mercúrio e passa por agitação;
  • Ocorre a formação de um amálgama metálico entre o mercúrio e o ouro, que devido à maior densidade é separado da terra e areia;
  • Por fim, a remoção do mercúrio ocorre após o amálgama de ouro e mercúrio ser submetido a altas temperaturas. O mercúrio evapora-se e resta apenas o ouro no estado líquido, que pode ser inserido em moldes para formar barras, moedas ou joias assim que resfriar.

O mercúrio, nas condições ambientes, é um metal líquido, pois seu ponto de fusão (passagem do sólido para o líquido) é de -38,83 °C e seu ponto de ebulição (passagem do líquido para o gasoso) é de 356,7 °C.

O garimpo utiliza "mercúrio metálico" , conhecido popularmente como "azougue", que devido à ação de bactérias é transformado em "mercúrio orgânico", muito tóxico e bioacumulável.

b) O ouro com mercúrio forma um amálgama (liga metálica) que é mais densa do que a areia e pode ser separada pelo processo de levigação por arraste com água, no qual a propriedade física empregada é a densidade, pois a separação dos dois sólidos ocorre divido às diferentes densidades.

c) Amálgama é uma liga metálica que se forma pela reação química entre o elemento químico "mercúrio" e qualquer outro metal, exceto a platina e o  ferro.

Além do amálgama de ouro-mercúrio que é utilizado na mineração e garimpo do ouro, também é bem conhecido pela utilização na odontologia o amálgama de prata-mercúrio.

d) Após a separação entre o amálgama (mistura de ouro e mercúrio) e a areia, para separar o mercúrio e do ouro, o amálgama é aquecido e, devido à propriedade física do ponto de ebulição do mercúrio ser menor do que o do ouro, o mercúrio é evaporado, restando apenas o ouro puro.

e) Os riscos ao meio ambiente e à saúde ocasionados pelo mercúrio residem na característica deste elemento ser um bioacumulador, ou seja, à capacidade do mercúrio ser acumulado ao longo da cadeia alimentar.

Como a água é contaminada com mercúrio, os peixes são contaminados e, por consequência, os que dele se alimentam, incluindo os seres humanos.

As consequências da intoxicação por mercúrio ocasionam diversas doenças, como diarreia, dores no estômago, dentes moles e inflamados e também danos ao sistema neurológico, como demência ou depressão.

Espero ter ajudado!


vitinhoqueijos: Muito obrigado MARCIA AGUILAR.
julianocarvalho86: Muito boa repostas
elisangelasjo2020: não ajudou a Márcia aquela os outros alunos estão me pedindo resposta e eu estou com estou resolvendo já esta
elisangelasjo2020: se for mesmo respostas A professora falou que tá certa e fala aqui Márcia
MarciaAguilar: Olá Pessoal, está tudo certo! Espero ter ajudado vcs, valeeu!!
Perguntas interessantes