O processo de replicação ou duplicação do DNA, consiste na síntese de novas cadeias de nucleotídeos e ocorre antes de uma célula se dividir. Isso permite que as novas células possuam o mesmo número cromossomal da célula inicial. Para que isso ocorra é necessário que as pontes de hidrogênio, que unem as bases nitrogenadas do DNA, sejam quebradas e as duas hélices se separem. A partir daí o complexo enzimático DNA polimerase se liga à uma fita e inicia a síntese das novas fitas. Essa replicação é classificada como semiconsertiva porque?
Soluções para a tarefa
Todo o “arquivo” contendo as informações sobre o funcionamento celular precisa ser duplicado para que cada célula-filha receba o mesmo tipo de informação que existe na célula-mãe. Para que isso ocorra, é fundamental que o DNA sofra “auto-duplicação”.
A duplicação do DNA é o processo que permite a manutenção do fenótipo de um indivíduo de acordo com seu genótipo.
O material genético de um indivíduo (genótipo) é armazenado nas moléculas de DNA que ficam no núcleo celular.
A duplicação do DNA se inicia no núcleo, levando à formação de uma molécula de RNA mensageiro (RNAm). Esse RNAm é responsável por sair do núcleo e, no citoplasma, servir de molde para a produção de proteínas diversas, incluindo enzimas que são catalisadoras de reações metabólicas. Já no citoplasma, o RNA transportador (RNAt) vai levar os aminoácidos para formar as proteínas.
Como uma das fitas é mantida e a outra é uma nova cópia, diz-se que é um processo semiconservativo.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/34542296