ENEM, perguntado por kassieek6792, 8 meses atrás

O processo de redemocratização no Brasil pós-ditatura militar teve como símbolo a promulgação da Constituição Federal de 1988, a chamada Constituição Cidadã. Dentro das novas preposições, destacam-se a incorporação de mecanismos participativos dos cidadãos nas decisões políticas. Essa ideia também foi incorporada à Administração Pública, a qual passa de administração tradicional para a participativa, tendo como exemplo da inserção dos cidadãos por meio dos orçamentos participativos. STRUETT, M. A. M. Administração Voltada à Gestão Pública. Maringá: Unicesumar, 2019. Diante dessa importante transição, assinale a alternativa que descreve corretamente as diferenças entre a administração pública tradicional e a participativa.

Soluções para a tarefa

Respondido por Rosyangon
0

Resposta:

Final dos anos oitenta, mas precisamente o ano era o de 1988. Ainda sentido a presença do fantasma, ainda não exorcizado, dos vinte anos de Ditadura Militar, os brasileiros passam a viver sob a égide da Constituição da Republica Federativa do Brasil, promulgada na Câmara dos Deputados, em Brasília pelo Presidente da Assembléia Nacional Constituinte o Deputado Ulisses Guimarães, em 5 de outubro de 1988.

Para ambientarmos dentro desse tema, necessário faz-se, relembrar um pouco da história política recente de nosso País.

O Brasil, vivia desde 1964 sob o regime de ditadura militar, e após 1967 o Brasil foi assolado por atos institucionais que diminuam as liberdades individuais e as garantias fundamentais em nome da segurança nacional.

Afastada à oposição, do Congresso Nacional e sobre pressão militar foi elaborada uma carta constitucional que legalizou a ditadura no período de (1964 – 1985).

Dante de Oliveira, eleito deputado federal em 1982 pelo PMDB, apresenta o projeto de emenda constitucional que estabelecia eleições diretas. No dia 2 de março de 1983 finalmente apresentaram a Proposta de Emenda Constitucional n° 5.

Em 25 de abril de 1984, sob grande expectativa dos brasileiros, a emenda das eleições diretas foi votada. Devido a uma manobra de políticos contra a redemocratização do país, não compareceram 112 deputados ao plenário da Câmara dos Deputados no dia da votação. A emenda foi rejeitada por não alcançar o número mínimo de votos para a sua aprovação.

Espero ter ajudado

Perguntas interessantes