O processo de Proclamação da República no ano de 1889 representa um tema bastante debatido entre os historiadores e pesquisadores. Observe as análises de Castro (2000) que seguem: "o fácil sucesso do golpe republicano coloca algumas armadilhas à nossa percepção histórica do evento. Poderíamos imaginar que a República era inevitável, uma etapa necessária da 'evolução"' da sociedade brasileira. Também seria fácil pensar que os principais protagonistas do movimento [...] atuaram de forma unida e coesa. Se assim tivesse sido, seria fácil explicar a falta de reação por parte do governo e o modo indiferente com que a maioria da população assistiu aos acontecimentos" (CASTRO, 2000, p. 8). Sobre o processo de Proclamação da República no Brasil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Também pode ser compreendido como um golpe político.
( ) Os grupos que defendiam a República estavam unidos e coesos.
( ) Nem o governo e nem a população se envolveu diretamente nos fatos.
( ) A população foi a principal responsável pela proclamação da República.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: CASTRO, Celso. A Proclamação da República. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.
A) F - V - V - F.
B) V - V - F - F.
C) V - F - F - V.
D) V - F - V - F
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
A alternativa correta sobre a Proclamação da República é a D - V-F-V-F.
A Proclamação da República também é conhecida como um golpe militar que tirou o poder do império e o transferiu para os militares, tanto que a primeira etapa da República é conhecida como República da Espada, pelo domínio militar.
Não houve envolvimento direto da população, que permaneceu alheia aos fatos, pois foi um plano concebido pela elite para a elite.
Perguntas interessantes
ENEM,
5 meses atrás
ENEM,
5 meses atrás
ENEM,
5 meses atrás
Artes,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás