O processo de ocupação do Brasil pelos portugueses foi lento e gradual, uma vez que a historiografia compreende a partir dos estudos da História nacional brasileira que a colonização europeia na América foi efetivada a partir de justificativas ideológicas, politicas, economias e religiosas. Portanto, justifique por que foram criadas as capitanias hereditárias durante o período do Brasil colonial, explique a função das capitanias para a coroa portuguesa. Observe o mapa para construir sua resposta.
Soluções para a tarefa
Resposta:
As capitanias hereditárias foram criadas em um momento de crise em que Portugal passava.
Essas capitanias eram divisões de terras que eram doadas para algumas pessoas da baixa nobreza e que possui-a alguns incentivos como o direito a exploração e extrair riquezas da região.
Os capitães donatários tinham que respeitar algumas balizas descritas na carta Floral para poderem explorar tais terras como: fundação de uma vila para proteção do território (foi um dos motivos principais que levou a efetiva colonização), construação de um engenho e doação de sesmarias.
Esse estilo de colonização escolhido por Portugal tirava os gastos de cima da coroa evitando um possivel desastre nas tentativas de colonização que poderia fragilizar ainda mais a economia na época.
Explicação: