O processo de mundialização do capital e do desenvolvimento do movimento neoliberal, na realidade brasileira, desencadeou o agravamento da questão social e exigiu que o assistente social buscasse alternativas para enfrentar seus desdobramentos.
SIKORSKI, Daniela; CUNHA, Maria Cristina Araújo de Brito. Questão Social na Contemporaneidade. Maringá: Unicesumar, 2016.
Assinale a alternativa que apresente a melhor forma de lidar com a questão social na atualidade.
Alternativas
Alternativa 1:
É preciso decifrar as desigualdades sociais de classes em seus recortes de gênero, raça, etnia, religião, nacionalidade, meio ambiente etc. Mas decifrar, também, as formas de resistência e rebeldia com que são vivenciadas pelos sujeitos sociais.
Alternativa 2:
É preciso aceitar as desigualdades sociais de classes em seus recortes de gênero, raça, etnia, religião, nacionalidade, meio ambiente etc. E controlar as formas de resistência e rebeldia com que são vivenciadas pelos sujeitos sociais.
Alternativa 3:
É preciso ajustar as desigualdades sociais de classes em seus recortes de gênero, raça, etnia, religião, nacionalidade, meio ambiente etc. E adaptar os sujeitos sociais ao meio social para anular as formas de resistência e rebeldia.
Alternativa 4:
É preciso reduzir as desigualdades sociais de classes em seus recortes de gênero, raça, etnia, religião, nacionalidade, meio ambiente etc. E transferir as responsabilidades do Estado para o mercado para que as formas de resistência e rebeldia sejam controladas.
Alternativa 5:
É preciso naturalizar as desigualdades sociais de classes em seus recortes de gênero, raça, etnia, religião, nacionalidade, meio ambiente etc. Mas aceitar, também, que as formas de resistência e rebeldia que são vivenciadas pelos sujeitos sociais são inevitáveis.
Soluções para a tarefa
Olá!
A alternativa 1 é a que melhor se aplica como correta.
Partindo deste ponto, notamos que a importância da avaliação das manifestações sociais feitas pelas camadas menos favorecidas, pois o objetivo dos movimentos sociais são a chegada de um objetivo favorável, que geralmente tem haver com alguma má decisão política que afeta a população.
Além disso, a busca pela erradicação das desigualdades, do preconceito e da ação de repressão do estado, só pode ser mudada através do protesto, sendo esse um dos direitos de viver em uma democracia, buscando as melhores condições e o equilíbrio no Estado em que vivemos.
Até mais!
Alternativa 1:
É preciso decifrar as desigualdades sociais de classes em seus recortes de gênero, raça, etnia, religião, nacionalidade, meio ambiente etc. Mas decifrar, também, as formas de resistência e rebeldia com que são vivenciadas pelos sujeitos sociais.
Pág. 131 do livro.