O processo de multiplicação dos vírus, por ser um tipo de multiplicação distinto do que ocorre tradicionalmente nos seres vivos, não é denominado reprodução, mas sim replicação viral. No universo do vírus, além deles próprios, existem alguns agentes semelhantes que merecem atenção pela sua capacidade de causar doenças em animais, bactérias e vegetais. Diante dessas informações, sobre a multiplicação dos vírus e os agentes infecciosos similares a eles, analise as seguintes sentenças:
I- Os viróides são partículas protéicas infecciosas extremamente pequenas e que não possuem ácido nucléico, porém ainda assim são capazes de causar inúmeras doenças a seres humanos e outros mamíferos, sendo resistentes à inativação pelo calor a 90 °C e às enzimas que digerem o DNA e o RNA.
II- Os príons são constituídos por uma única molécula de RNA circular e, ao contrário dos vírus de RNA, que podem ser copiados no núcleo ou no citoplasma da célula hospedeira, os príons são sempre copiados no núcleo celular, afetando apenas espécies vegetais, a exemplo da batata e do tomateiro.
III- Os vírus fitopatogênicos são capazes de penetrar a cutícula, a epiderme ou a parede celular de um vegetal, o que é facilitado, na natureza, por vetores – tais como insetos, ácaros, nematóides, fungos ou plantas parasíticas – que vulneram essas defesas e aceleram a penetração de agentes infecciosos.
IV- Quando ocorre liberação de novos vírus mediante a ruptura da célula hospedeira, o processo de multiplicação viral é denominado ciclo lítico; por outro lado, quando o material genético do vírus se integra ao da célula, verifica-se um processo de multiplicação alternativo denominado ciclo lisogênico.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a.
I e III.
b.
IV.
c.
II e IV.
d.
I, III e IV.
e.
II, III e IV.
Soluções para a tarefa
Respondido por
25
resposta correta é apenas a IV
Respondido por
1
Resposta:
b) IV.
Explicação:
Corrigido pelo AVA.
Perguntas interessantes