O processo de industrialização que se efetivou em São Paulo a partir do início do século XX foi o indutor do processo de m etropolização. A partir do final dos anos 1950, a concentração da estrutura produtiva e a centralização do capital em São Paulo foram acom panhadas de uma urbanização contraditória que, ao m esm o tem po,
Soluções para a tarefa
Olá, tudo bem?
Seguem abaixo as alternativas:
a) O processo que levou à formação da metrópole paulistana foi dual, pois, ao trazer modernidade, trouxe também segregação social.
b) A cidade de São Paulo, no período entre o final da Segunda Guerra Mundial e os anos de 1980, conheceu um processo intenso de desconcentração industrial.
c) A periferia de São Paulo continua tendo, nos dias de hoje, um papel fundamental de eliminar a fragmentação e a hierarquização espacial.
d) A periferização, em São Paulo, cresceu com ritmo acelerado até os anos de 1980, e, a partir daí, estagnou, devido à retração de investimentos na metrópole.
e) A expansão da área construída da metrópole, na década de 1960, permitiu, ao mesmo tempo, ampliar a mancha urbana e eliminar a fragmentação espacial
A alternativa correta é a A.
A cidade de São Paulo, apesar de ser o maior polo industrial e de desenvolvimento do país, possui uma área periférica muito grande, pois a mão de obra que trabalha nas indústrias e movimenta o setor comercial da cidade, todo provém da periferia. Com o enriquecimento cada vez maior dos donos de empresas, a segregação somente aumentou, principalmente com a criação dos condomínios privados, que quase sempre possuem uma área periférica ao redor, de onde vem os trabalhadores.
Espero ter ajudado!