O processo de industrialização da economia brasileira só se intensificou após as primeiras décadas do século XX, principalmente após o primeiro período de Getúlio Vargas como presidente da República. Sobre os motivos que impediram o desenvolvimento industrial brasileiro de se desenvolver durante os períodos coloniais e imperiais é incorreto dizer:
a) A coroa portuguesa proibia a instalação do comércio manufatureiro no Brasil.
b) O incentivo à atividade econômica nestes períodos era voltado exclusivamente à agricultura e suas atividades de apoio, como tráfico de escravos.
c) A coroa portuguesa tinha interesse em impedir o crescimento de sua colônia, para que ela continuasse somente fornecendo produtos agrícolas para o mercado externo.
d) O governo colonial e, posteriormente, o imperial ofereceu uma grande quantidade de créditos para o investimento em indústrias, mas não houve interessados em iniciar esta atividade.
Soluções para a tarefa
Respondido por
189
Letra D, pois, a corte portuguesa não queria o crescimento de sua colônia, porque poderia incentivar o processo de independência.
Respondido por
1
Sobre a industrialização da economia brasileira nos primeiros séculos coloniais, a Alternativa D está incorreta, visto que para a coroa portuguesa, a industrialização poderia significar uma maior facilidade para independência do país.
Industrialização durante a Colonização Brasileira
O processo de colonização brasileiro foi marcado por uma grande centralização e imposição de muitas regras para a população brasileira, principalmente em relação a uma economia voltada para o mercado externo.
Na ótica da Coroa Portuguesa, um incentivo à industrialização brasileira poderia significar uma eclosão de grupos sociais buscando a independência, o que era fortemente evitado pela Monarquia.
Mais sobre industrialização na colonização brasileira: brainly.com.br/tarefa/11411214
Anexos:
Perguntas interessantes