O processo de independência política do Brasil garantiu que rompimento das antigas estruturas econômico - sociais do período colonial ? Justifique
Soluções para a tarefa
Respondido por
114
Não, primeiro que o processo de independência do Brasil não teve participação popular e foi feita pela articulação da elite brasileira e portuguesa. Após a independência, o Imperador era português, a população não tinha conhecimento das transformações políticas, e a economia brasileira não se altera com sua independência política: mantém-se agrário-exportadora e baseada no trabalho escravo. Livre do colonialismo português, o país passa inteiramente para a esfera econômica da Inglaterra.
espero que te ajude.
espero que te ajude.
Respondido por
45
Não, o processo da independência política do Brasil, apesar de importante, não modificou de maneira profunda nem as estruturas econômico-sociais internas do país e nem a sua posição no mercado internacional.
Internamente continuou a haver, depois da Independência, a existência da escravidão e a instituição dos latifúndios, de modo que a maior parte dos brasileiros (os escravizados e os pobres) continuaram a viver sob o jugo de elites locais.
Internacionalmente o país seguiu sendo um exportador de matérias-primas e importador de produtos industrializados, de modo que ocupava uma posição de dependência econômica de países como Inglaterra e França.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/21538828
Anexos:
Perguntas interessantes
História,
9 meses atrás
Química,
9 meses atrás
Biologia,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Inglês,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás