O processo de independência do Brasil foi pacífico? Justifique.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Não se pode dizer que o processo de independência do Brasil foi pacifico, pois o rompimento dos laços com Portugal e a coroa portuguesa dividiu as pessoas em todo o território brasileiro, no evento que ficou conhecido como Guerra de Independência do Brasil. Em diversas províncias (estados) da época houve apoiadores da coroa portuguesa, que lutaram contra as forças do Brasil independente, que estavam sob o comando de Dom Pedro I. Por isso a Independência do Brasil não foi pacífica.
Explicação:
O processo de Independência do Brasil foi menos marcados por conflitos militares que as Independências de qualquer um de seus vizinhos latino-americanos, de modo que podemos dizer que, mesmo que não tenha sido completamente pacífico, foi menos violento/turbulento que o que se esperava.
Os conflitos militares foram poucos e pontuais, com destaque para as batalhas em Salvador (de onde os lealistas portugueses foram expulsos) e a Batalha de Jenipapo. O sistema político instituído com a Independência foi também muito menos revolucionário; ao invés de uma República, tivemos uma Monarquia, e o Monarca (Dom Pedro I) era o herdeiro ao trono do país do qual nos tornamos independentes.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/21538828