História, perguntado por jakeesilva9, 10 meses atrás

O processo de independência do Brasil exigiu a criação de uma Assembleia constituinte para a criação de uma constituição para o novo pais. Leia as seguintes afirmativas sobre esse tema e escolha a opção correta. Em seguida, justifique o erro das afirmativas incorretas. Me ajudem rápido por favor ????

Soluções para a tarefa

Respondido por igorvianadeoliveira1
73

Resposta:

Letra a) As afirmativas I e II estão corretas.

Explicação:

I. A decisão de criar uma Assembleia Constituinte foi aprovada antes mesmo da independência, em junho de 1822, quando d. Pedro decidiu que era necessário criar uma Constituição para o Brasil.

Afirmativa verdadeira. A Assembléia Constituinte seria destinada a elaborar a primeira Carta Magna do Brasil.

II. A escolha dos indivíduos que participariam da Assembleia foi feita por meio de eleições, nas quais votaram apenas os proprietários do sexo masculino e maiores de 25 anos.

Afirmativa verdadeira. Mulheres, homens sem terra e escravos não podiam votar.

III. Em maio de 1823, d. Pedro I dissolveu a Assembleia Constituinte e ordenou a criação de uma Constituição que lhe concedia plenos poderes para governar o Brasil.

Afirmativa incorreta. Estaria correta se não fosse por "Em maio de 1823", pois d. Pedro I dissolveu a Assembleia Constituinte em *SETEMBRO* de 1823.

IV. O imperador reconheceu, no início dos trabalhos da Assembleia, que ele não tinha o poder soberano do país e que este poder residia na nação e nos seus representantes eleitos.

Afirmativa completamente incorreta. Na verdade dom Pedro I jurou defender a a nova Constituição DESDE QUE ela merecesse sua imperial aceitação. Com essa ressalva, o imperador deixava claro que a palavra final a respeito das decisões aprovadas lhe pertencia, e não aos constituintes. Ou seja, ERA ELE O DETENTOR DA SOBERANIA, não o povo representado na Assembleia.

Esta questão está contida no capítulo 12: "Brasil: de colônia a império" do livro "História: passado e presente / Gislene Azevedo, Reinaldo Seriacopi -- 1. Ed -- São Paulo : Ática, 2016.

Qualquer dúvida é só comentar.

Marca 5 estrelas e deixa o OBRIGADO. <3

Perguntas interessantes