O processo de globalização tem produzido fortes alterações no modo de produção do sistema capitalista. Agora, cadeias de valor globais integram empresas e fornecedores em busca de menores custos, maior produtividade e melhor qualidade em menor tempo. Todas as empresas, das grandes às pequenas, integram em maior e menor grau a global sourcing.
Imagine que você é um capitalista diante do processo de global sourcing. Na sua fábrica de celulares, você precisa decidir onde comprar os componentes mais baratos no menor tempo possível e, também, aliar custo e prazo. Para isso, ao avaliar fornecedores em todo o mundo, dado que a globalização facilita o processo de compra e venda, você obteve o catálogo a seguir com os componentes, o preço unitário e o prazo de entrega.
Neste Desafio, você precisa produzir o aparelho em 35 dias com fornecedores globais. Sabendo que você está diante do processo de globalização e de competição internacional por preços mais baixos e pequenos prazos, analise as suas opções de componentes e responda: Onde você comprará? Descreva as suas escolhas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
As opções a serem escolhidas são:
Câmera: Coreia do Sul - $ 220,00 / 12 dias.
Tela: Paraguai - $ 100,00 | 15 dias.
Metal: China - $ 10,00 | 15 dias.
Chips: Coreia do Sul | $ 180,00 | 28 dias.
Explicação:
Dessa forma, as escolhas incluem o menor preço aliado ao prazo de entrega abaixo dos 35 dias, que é o limite de fabricação. Para isso, foi fundamental combinar preço com prazo, o que é muito comum nas atividades produtivas globais do mundo contemporâneo.
Resposta:
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
Partindo do pressuposto que minha fabrica de celulares está diante do processo de globalização e de competição internacional por preços mais baixos e prazos menores, com o prazo máximo de 35 dias. Como um bom capitalista eu faria da seguinte forma;
01 - A câmera eu compraria na Coreia do Sul por $ 220,00/12 dias;
02 - A tela no Paraguai por $ 100,00/15 dias;
03 - O metal na China por $ 10,00/15 dias;
04 - E por fim, os chips na Coreia do sul por $ 180/28 dias.
Explicação:
Nesse sentido, o novo aparelho ficaria pronto para ser vendido no prazo máximo de 28 dias com um custo de $ 510,00.