História, perguntado por silvacat3400, 1 ano atrás

O processo de expansão das características multilaterais do sistema ocidental nas diversas áreas do mundo conhe - ceu crescente impasse a partir do início do novo século. A sustentabilidade de um sistema substancialmen te unipolar mostrou-se cada vez mais crítica, precisamente em face das transformações estruturais, ligadas, antes de mais nada, ao crescimento econômico da Ásia, que pareciam complementar e sustentar a ordem mundial do pós-Guerra Fria. A ameaça do fundamentalismo islâmico e do terrorismo internacional dividiu o Ocidente. O papel de pilar dos Estados Unidos oscilou entre um unilateralismo imperial, tendendo a renegar as próprias características da hegemonia, e um novo multilate ralismo, ainda a ser pensado e definido.
(Silvio Pons. A revolução global: história do comunismo internacional (1917-1991). Rio de Janeiro’ Contraponto, 2014).

O texto propõe uma interpretação do cenário internacional no princípio do século XXI e afirma a necessidade de se

a) valorizar a liderança norte-americana sobre o Ocidente, pois apenas os Estados Unidos dispõem de recursos financeiros e militares para assegurar a nova ordem mundial.
b) reconhecer a falência do modelo comunista, he - gemônico durante a Guerra Fria, e aceitar a vitória do capitalismo e da lógica multilateral que se constituiu a partir do final do século XX.
c) combater o terrorismo islâmico, pois ele representa a principal ameaça à estabilidade e à harmonia econômica e política entre os Estados nacionais.
d) reavaliar o sentido da chamada globalização, pois a hegemonia política e financeira norte-americana tem enfrentado impasses e resistências.
e) identificar o crescimento vertiginoso da China e reconhecer o atual predomínio econômico e financeiro dos países do Oriente na nova ordem mundial.

Soluções para a tarefa

Respondido por sabrinasilveira78
67
Considerando o término do "socialismo real" e a suposta implantação de uma soberania unilateral dos Estados Unidos sobre o mundo globalizado, o autor chama a atenção para a necessidade de reavaliar essa questão da globalização.

Por certo, os Estados Unidos enfrentam dificuldades em impor sua hegemonia, seja na área política-militar, seja na área econômica, ou ainda no campo mais difundido, que é o combate ao terrorismo.
Respondido por Luizbit
70

Resposta:

Alternativa D

Explicação:

No sentido amplo da palavra globalização, deveria haver uma interligação política, econômica, social e cultural entre as nações no mundo. Mas eventos recentes, como os ataques terroristas contra EUA, Espanha e França, mostraram que a hegemonia norte-americana – bem como seus costumes – não é aceita pelos extremistas do Oriente Médio, em especial pela Al Qaeda e pelo Estado Islâmico.

Perguntas interessantes