O processo de evaporação de nosso suor é um mecanismo importante para a regulação da temperatura corporal e determina um conforto ou desconforto térmico.
A evaporação é um processo endotérmico, isto é, necessita de calor para ocorrer. Esse calor é retirado de nosso corpo e transferido para as moléculas de água, provocando a sua evaporação.
A taxa ou rapidez de evaporação é pela temperatura elevada, presença de ventos e baixa umidade relativa do ar e também depende da natureza do líquido que está evaporando e da área em que o processo ocorre. Assim, por exemplo, o éter evapora muito mais rapidamente que a água em idênticas condições atmosféricas.
A ideia associada de forma correta ao texto pode ser
no fato de que
a propriedade a que se refere o texto quando cita “natureza do líquido” é a volatilidade. Essa propriedade depende da pressão máxima de vapor do líquido. a taxa ou rapidez de evaporação depende apenas das condições do meio externo. as interações entre as moléculas do éter são mais fracas que as que ocorrem entre as moléculas de água, portanto, o éter é mais volátil que a água. o processo de evaporação independe da temperatura. um processo endotérmico libera energia do sistema para o meio externo.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta: As interações entre as moléculas do éter são mais fracas que as que ocorrem entre as moléculas de água -haja vista que as moléculas de água formam pontes de hidrogênio(ligações dipolo-dipolo muito FORTES), já o éter não forma ligações de hidrogênio e sua polaridade é muito reduzida. Dessa forma, as ligações entre as moléculas do éter são mais fracas e isso faz com que ele seja mais volátil, ou seja, evapore com mais facilidade. ts: a pressão máxima de vapor do éter é maior do que a pressão máxima de vapor da água.
Perguntas interessantes
Ed. Física,
10 meses atrás
Química,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
Ed. Física,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás