Biologia, perguntado por matheus215052, 4 meses atrás

O processo de envelhecimento acarreta diversas perdas ao organismo, como perda da massa magra, da densidade mineral óssea e da capacidade de responder rapidamente a um desequilíbrio.

Maria, uma idosa de 65 anos de idade, sofreu, no último ano, duas quedas e, no último mês, mais uma.

Na última vez, foi preciso levá-la ao centro médico mais próximo, devido a uma fratura de fêmur. Durante a recuperação, Maria perdeu 2 kg no processo de reabilitação, sendo a maior parte de massa magra.

Após uma consulta com o médico, foi recomendado a Maria fazer exercícios e procurar um nutricionista, para melhorar a qualidade da sua alimentação.

Você foi procurado pela paciente para indicar os exercícios adequados para a sua recuperação. Então, indique o melhor exercício para Maria e explique as adaptações bioquímicas causadas por ele.

Soluções para a tarefa

Respondido por gatamarir
0

Resposta:

a sarcopenia é caracterizada pela perda de massa e funcionalidade muscular e está associada a uma série de disfunções e doenças sistêmicas que acometem os idosos. Também é um dos parâmetros utilizados para definição da síndrome de fragilidade, que é altamente prevalente em idosos, conferindo maior risco para quedas, fraturas, incapacidade, dependência, hospitalização recorrente e mortalidade. Recentemente, a literatura tem reportado que a etiopatogenia da sarcopenia está intimamente relacionada com um aumento na taxa de produção de espécie reativa de oxigênio (ERO), o que pode ocasionar a denervação, perda e atrofia de fibras musculares e consequente perda da força muscular. OBJETIVO: realizar uma revisão narrativa da literatura sobre o papel do estresse oxidativo na gênese da sarcopenia. MÉTODO: revisão narrativa. Foram consultadas as bases de dados MEDLINE, LILACS e SciElo. As buscas foram feitas através das expressões: sarcopenia e envelhecimento, perda de massa muscular em idosos, estresse oxidativo, inflamação e sarcopenia e epidemiologia da sarcopenia. Resultados: a etiologia da sarcopenia é multifatorial e envolve a interação de diversos fatores, incluindo aspectos genéticos, metabólicos, estilo de vida, como os hábitos alimentares (ingestão protéica) e de gasto energético (atividade física), e as EROs desempenham papel-chave na mediação do processo de perda de massa e função muscular associado ao envelhecimento. CONCLUSÃO: ao longo do processo de envelhecimento, o estresse oxidativo torna-se mais perigoso, uma vez que, associado ao declínio dos hormônios sexuais, que exercem efeitos anabólicos sobre o tecido músculo-esquelético, pode acelerar a perda e atrofia desse tecido.

Explicação:

na hora de responder vc resume tudo tá ok? deixa como melhor resposta pfv

Perguntas interessantes