O processo de descoberta da existência do amor é marcado por distintas sensações que envolvem o ser apaixonado, que podem ir desde angústia e dor até contentamento e realização. Nesse poema de Manuel Bandeira a descoberta amorosa
(A) se mostra incoerente, pois o jovem não expressa, em suas palavras, o sentimento de paixão próprio de quem ama.
(B) se mostra artificial, pois o jovem utiliza de recursos de conquista que têm como objetivo enganar Antônia.
(C) se mostra paradoxal, uma vez que as palavras “criança” e “doçura” não se aplicam ao temperamento ofensivo do jovem em relação à Antônia.
(D) se apresenta de acordo com o lirismo tradicional, já que o jovem demonstra um deslumbramento arrebatador em relação à Antônia.
(E) se apresenta de forma curiosa, na medida em que o jovem expressa um encantamento pouco convencional.
#[Simulado ENEM 2019 - Brainly]
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é a letra: E
Pois a leitura do poema revela um eu-lírico que está apaixonado mas acaba se comportando de maneira muito diferente em relação ao perfil de alguém que ama, já que foge dos clichês românticos e do estereótipo de amante que vê a amada como perfeita e inacessível.
Ao contrário do que afirmam as outras alternativas, o jovem: expressa o seu sentimento de amor, mas de maneira própria; não tem intenção de enganar a Amada pois é sincero no que diz sentir; não se mostra paradoxal pois os sentimentos expressos não se anulam nem se opõem.
A alternativa correta é a letra E.
O protagonista se encontrada apaixonado, contudo se comporta de forma totalmente diferente do esperado, o que por vezes leva a categorização de insensível.
O que fica evidente ao eu-lírico fugir de rótulos românticos mediante ao seu sentimento que não é demonstrado.
Logo, se apresenta de forma curiosa, na medida em que o jovem expressa um encantamento pouco convencional.
Bons estudos!