O processo de concentração urbana no Brasil em determinados locais teve momentos de maior intensidade e, ao que tudo indica, atualmente passa por uma desace - leração do ritmo de crescimento populacional nos grandes centros urbanos.
(BAENINGER, R. Cidades e metrópoles: a desaceleração no crescimento populacional e novos arranjos regionais. Disponível em: www.sbsociologia.com.br. Acesso em: 12 dez. 2012 (adaptado)).
Uma causa para o processo socioespacial mencionado no texto é o(a)
a) carência de matérias-primas.
b) degradação da rede rodoviária.
c) aumento do crescimento vegetativo.
d) centralização do poder político.
e) realocação da atividade industrial.
Soluções para a tarefa
Uma causa para o processo socioespacial é a realocação da atividade industrial.
O advento do processo produtivo pós-fordista ocasionou uma dispersão espacial das indústrias.
As empresas buscaram se instalar em locais mais viáveis economicamente e que em grandes vezes, estavam em cidades de médio porte e não nos grandes centros. Fazendo com que esses tivessem redução em seu processo de crescimento populacional.
Resposta:
Resposta correta: letra E - realocação da atividade industrial.
Explicação:
A urbanização das cidades está diretamente ligada ao setor industrial, pois as indústrias fornecem empregos para a população. As grandes cidades brasileiras se desenvolveram com bastante atividade industrial, porém atualmente as indústrias acabam por se afastar dos grandes centros urbanos, e seguem rumo à regiões do interior. Isto se dá através de uma série de incentivos que o poder público oferece para que as empresas optem por se instalar nesses locais. A zona franca de Manaus é um grande exemplo disto, uma zona com redução de impostos para as indústrias. Esta “realocação da atividade industrial” faz com que a população também se desloque em busca de oportunidades de emprego.