O processo de colonização da América Espanhola foi intenso e violento. Os espanhóis utilizaram largamente de agressividade, superioridade técnica militar, assim como de diferentes formas de exploração do trabalho indígena, sendo a encomienda a mais comum. Sobre a encomienda assinale o correto.
a.( ) constituía - se em forma de trabalho remunerado com algumas moedas de prata, proposta pelo rei da Espanha para a população indígena.
b.( ) era o direito de capturar indígenas, dado pelo rei aos encomiendas que,em troca, deveriam proporcionar aos nativos educação cristã.
c.( ) constituía - Se em trabalho compulsório temporário no qual o indígena trabalhava por um período e depois podia livremente deixar de prestar serviços para a coroa Espanhola.
d.( ) eram um acordo firmado entre espanhóis, e líderes indígenas para fornecimento de mão de obra nas minas de prata.
Soluções para a tarefa
É correta a alternativa C.
A Encomienda era um "lote" de indígenas que ficariam sob a "responsabilidade" do Encomendero, um colono que exerceria nas colônias uma atividade econômica específica (geralmente da agropecuária).
Ele ficava responsável pela educação e conversão ao cristianismo destes nativos (o que tornaria a colonização mais fácil, barata e rápida, pela redução dos conflitos entre colonos e nativos), e, "em troca", os nativos prestavam serviços para o colono, trabalhando de graça em suas fazendas.
Resposta: letra B
Explicação:Os índios, considerados vassalos do rei espanhol, deveriam pagar impostos como os outros súditos. Entre os tributos encontravam-se as formas de trabalho compulsório (obrigatório) conhecidas como encomienda e mita.
A mita era temporária, remunerada e direcionada, principalmente, para a exploração das minas. A encomienda era permanente e, em troca do trabalho na terra, o índio receberia a catequese. Afinal, o termo faz referência à “ encomenda” da salvação da alma do índio pelo colonizador espanhol. O encomendero espanhol recebia a posse de um determinado território e dos nativos que nele habitavam e, não necessariamente, o direito da sua captura.