O processo de certificação consiste em ser uma auditoria de terceira parte (auditoria independente), a qual é realizada por um organismo certificador devidamente autorizado por um organismo credenciador, com o objetivo de comprovar a eficácia do sistema de gestão para certificação (ou recertificação para sistemas de gestão implementados).
STRUETT, Mirian Aparecida Micarelli; POLASTRI, Paula. Qualidade e Certificação Ambiental. Maringá - PR.: UniCesumar, 2020.
A esse respeito, analise a seguinte situação: A Empresa Struett & Polastri, que atua no ramo de confecção de bolos para casamentos, pretende ampliar seus negócios. Neste sentido dão os primeiros passos para implantar um sistema de gestão de qualidade e em seguida buscarem a certificação.
Para aplicar a auditoria externa para a certificação a empresa deverá:
Alternativas
Alternativa 1:
Escolher o organismo normalizador.
Alternativa 2:
Optar por um organismo credenciador.
Alternativa 3:
Escolher o INMETRO como organismo certificador
Alternativa 4:
Escolher a representante da ISO, neste caso a IEC.
Alternativa 5:
Optar por um organismo certificador, à sua escolha.
Soluções para a tarefa
A alternativa 5) Optar por um organismo certificador, à sua escolha.
Existem varias certificações de qualidade, e a empresa pode obter todos eles, porém, no caso citado, é importante a empresa definir um deles.
Os principais são as ISO 9001 (sistemas de gestão da qualidade ), 14001 (qualidade da gestão ambiental ) e 16001 (qualidade na responsabilidade social).
Após escolher, um agente irá vir auditorar a empresa em relação a qualidade voltada para a norma usada como parâmetro, e caso seja aprovada, recebera o selo de aprovação.
Espero ter ajudado!
Resposta:
Alternativa 5:
Optar por um organismo certificador, à sua escolha.
Explicação:
O processo de certificação se inicia com a escolha do organismo de certificação, o qual fica a critério da organização. Assim, os técnicos contratados definem o escopo de certificação e, em seguida, fazem a visita inicial ou pré-auditoria na empresa que implantou o SGA. Essa auditoria, embora opcional, é altamente aconselhável (MOREIRA, 2001).