O processo de avaliação de desempenho pode sofrer algumas distorções perceptivas, que são chamadas de “vício ou viés de avaliação”. A “supervalorização da avaliação” é um exemplo, por acreditar que um simples instrumento de avaliação das diferenças individuais possa corrigir defeitos das pessoas, levando-as a mudanças milagrosas. Outro exemplo é a “desvalorização da avaliação”, por acreditar que a avaliação não trará nenhum aproveitamento para a organização, portanto omite informações, fornece informações incompletas ou incorretas.
Com base no exposto, faça uma associação entre as colunas:
1. Tendência Central ou Leniência.
2. Efeito de Halo.
3. Projeção.
4. Erros constantes ou falsidade.
5. Estereotipagem.
( ) O avaliador tende a fazer o julgamento de uma pessoa com base na percepção sobre o grupo ao qual pertence. Assim, a avaliação se baseia em crenças e valores.
( ) O avaliador resiste em identificar tanto os desempenhos satisfatórios ou excelentes quanto os insatisfatórios e péssimos.
( ) O avaliador consiste em inferir qualidades positivas ou negativas em cadeia, ou seja, a partir de outra que seja considerada representativa.
( ) O avaliador acredita que o instrumento sirva para punir ou premiar os seus subordinados e, atuando nos excessos, o avaliador oscila entre liberdade e rigor na percepção do desempenho do subordinado.
( ) O avaliador atribui ao avaliado algumas qualidades, defeitos ou expectativas que são seus por entender que o avaliado é parecido consigo.
Assinale a opção que representa a ordem CORRETA das definições dos conceitos:
Escolha uma:
a. 4 – 5 – 1 – 2 – 3.
b. 5 – 4 – 2 – 1 – 3.
c. 5 – 1 – 2 – 4 - 3.
d. 1 – 2 – 3 - 4 – 5.
e. 2 – 1 – 3 – 5 – 4.
Soluções para a tarefa
Respondido por
54
A sequência correta é: 5 – 1 – 2 – 4 - 3.
Respondido por
30
5 – 1 – 2 – 4 - 3
CORRIGIDO PELO AVA.
Perguntas interessantes