História, perguntado por nycollasng, 10 meses atrás

"O problema de enfrentar o Ocidente havia preocupado os japoneses por algumas décadas[...]. Se a própria China não lhes podia resistir, não estariam os ocidentais predestinados a vencer em todas as partes?[...]A resistência direta era inócua, como o demonstraram as fracas tentativas de organizá-la. Meras concessões e evasões diplomáticas não eram senão expedientes temporários. A necessidade de reforma, tanto pela adoção das técnicas relevantes do Ocidente como através de restauração(ou criação)da vontade de afirmação nacional, era vigorosamente debatida pelos funcionários superiores e os intelectuais mas o que veio a ser a 'Restauração Meiji' de 1868, isto é, uma drástica 'revolução de cima' foi o evidente fracasso do sistema militar feudal-burocrático dos xoguns em resolver a crise. [...]Desde a década de 1840, ativistas patrióticos tinham inciado estudos militares e ideológicos nas províncias e em algumas escolas de esgrima em Edo(Tóquio), onde passaram a sofrer a influência de alguns filósofos, voltando depois para suas províncias feudais(han) com dois slogans: 'expulsar os bárbaros' e 'venerar o imperador'. Ambos os slogans eram lógicos: o Japão precisava evitar cair vítima dos estrangeiros e, dado o fracasso do xogunato, era natural que a atenção conservadora se voltasse para a alternativa política tradicional sobrevivente, o teoricamente todo-poderoso mas praticamente impotente trono imperial.[...]"
HOBSBAWN, Eric. A era do capital(1848-1875). 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000. p. 213-214.
No início da década de 1850, o sistema de governo japonês, o xogunato, foi abalado pelas potências ocidentais. Liderados pelos Estados Unidos, elas pressionaram e exigiram a abertura dos portos japoneses. Marque a afirmativa correta se baseando no texto. *
1 ponto
O Japão teve êxito na resistência contra a ocidentalização do país, comprovando, assim, o poder do todo-poderoso imperador.
Funcionários da burocracia imperial debateram inúmeras medidas que facilitassem a abertura para o Ocidente e a cooperação cultural e comercial.
A ocidentalização foi irresistível de tal maneira que comprovou a fraqueza e a impotência do poder do xogunato.
Todas as alternativas estão corretas.
A 'Restauração Meiji' trouxe consigo uma série de reformas que visaram: *
1 ponto
facilitar a entrada das potências estrangeiras no Japão, pois apenas elas poderiam ensinar algo novo para o país.
fortalecer a xenofobia dos japoneses e, assim, tornar o país fechado para nações estrangeiras.
criar um bloco econômico formado apenas por países asiáticos e capaz de concorrer com as economias ocidentais.
modernizar o Japão e transformar o país em um exemplo de industrialização no Oriente.
PRÓXIMA

Soluções para a tarefa

Respondido por LarissaMoura3
6

1 – c) A ocidentalização foi irresistível de tal maneira que comprovou a fraqueza e a impotência do poder do xogunato.

O Japão não teve êxito em resistir à ocidentalização do país, o que mostrou as fragilidades do imperador. Além disso, funcionários da burocracia imperial sempre buscaram dificultar a abertura de negócios com ocidente e também as trocas culturais e comerciais.

2 – d) modernizar o Japão e transformar o país em um exemplo de industrialização no Oriente.

A restauração Meiji consistiu na derrubada do xogunato Tokugawa envolvendo diversas alterações políticas, educacionais, econômicas e religiosas. Acelerou a industrialização, levando o Japão à sua ascensão.

Bons estudos!

Perguntas interessantes