Matemática, perguntado por mariaeduarda30p8omoq, 1 ano atrás

O problema abaixo tem como solução o número 6 210 001 000.

Determine um número formado por 10 algarismos tal que o 1° algarismo é o número de ''zeros" do número, o 2° algarismo seja o número de "uns" do número, o 3° algarismo seja o número de "dois" do número, o 4° algarismo seja o número de "três" do número, e assim por diante até 10° algarismo.

O problema acima foi resolvido por tentativas. Tendo como base o problema acima, responda se é possível determinar um número de 5 algarismos tal que o 1° algarismo é o número de "zeros" do número, o 2° algarismo seja o de " uns" do número, o 3° algarismo seja o número de "dois" do número e assim por diante até 5 algarismos

Obs: Responda sim ou não e demonstre como chegou a essa conclusão.

Me ajudem pfv!!!!!!!!

Soluções para a tarefa

Respondido por numero20
8

Utilizando uma metodologia análoga, podemos verificar que é possível formar esse número de 5 algarismos, também através da tentativa e erro. Contudo, podemos antes tirar algumas conclusões para facilitar a quantidade de tentativas:

O primeiro algarismo não pode ser 0, pois se não já existirá um zero; nem poderá ser 3, pois não haverá espaço para contar os outros algarismos; nem poderá ser 4, pois não existirão espaços para todos os zeros.

Com isso, podemos concluir que o primeiro algarismo deve ser 2 (e jogamos os dois zeros para as últimas duas posições, pois como temos poucos algarismos, devemos trabalhar com os menores números).

Além disso, o número 2 já apareceu uma vez. Assim, o terceiro algarismo deveria ser 1. Mas nesse caso, o 1 apareceria uma vez, então o segundo algarismo deveria ser 1. Mas essa conta não fecha, pois nesse caso já existirão dois algarismos 1.

Portanto, podemos ter como segundo algarismo o número 1 e como terceiro algarismo o número 2, formando o seguinte valor: 21200. Nesse caso, temos:

- Dois números 0; um número 1; dois números 2, nenhum número 3, nenhum número 4.

Perguntas interessantes