"O princípio espiritual dos gregos não é o individualismo mas o 'humanismo', para usar a palavra no seu sentido clássico e originário. Humanismo vemde humanitas. (...) Significou a educação do Homem de acordo com a verdadeira forma humana, com o seu autêntico ser. Tal é a genuína Paideia grega (...). Não brota do individual, mas da ideia. Acima do homem como ser gregário ou suposto eu autónomo, ergue-se o Homem como ideia. A ela aspiraram os educadores gregos, bem como os poetas, artistas e filósofos. Ora, o Homem, considerado na sua ideia, significa a imagem de Homem genérico na sua validade universal e normativa." (JAEGER, Werner (s.d.), Paideia. A formação do homem grego. Lisboa: Editorial Aster, p.13).Assim, podemos afirmar sobre a educação grega:
( ) Buscava uma educação integral, que consistia na integração entre a cultura da sociedade e a criação individual de outra cultura numa influência recíproca, sobretudo em Atenas.
( ) Buscava uma educação democrática, em que todos teriam os mesmos direitos de participação e conhecimento para uma preparação integral do cidadão ateniense.
( ) Buscava uma educação popular e racional para a formação dos filósofos Clássicos, que passavam horas do dia estudando e produzindo textos de formação geral e política para conscientizar o povo.
( ) Buscava uma educação integral, que consistia na integração entre a cultura da sociedade e a criação individual de outra cultura numa influência recíproca, sobretudo em Esparta.
tatianapagodei:
Buscava uma educação integral, que consistia na integração entre a cultura da sociedade e a criação individual de outra cultura numa influência recíproca, sobretudo em Atenas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
18
Buscava uma educação integral, que consistia na
integração entre a cultura da sociedade e a criação individual de outra
cultura numa influência recíproca, sobretudo em Atenas.
Perguntas interessantes
Geografia,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Sociologia,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás