O princípio da isonomia está ligado à ideia de que as partes atuem no processo dentro do mesmo patamar, respeitados os limites possíveis. Essa isonomia ou igualdade deve ser material, e não apenas no campo formal. Como assinala DINAMARCO (2.008, pg. 209 , esse princípio visa “Neutralizar desigualdades significa promover a igualdade substancial, que nem sempre coincide com uma formal igualdade de tratamento porque esta pode ser, quando ocorrente essas fraquezas, fonte de terríveis desigualdades. A tarefa de preservar a isonomia consiste, portanto, nesse tratamento formalmente desigual que substancialmente iguala”.
TAVARES, Marcelo Moraes. Teoria Geral do Processo. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2019.
Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I – O princípio da igualdade pode ser flexibilizado em decorrência de eventuais características especiais apresentadas pelas partes. Isso porque igualdade é tratar os iguais de forma igual e os desiguais de forma desigual.
PORQUE
II – É assegurada às partes, somente se requerido, a disparidade de tratamento em relação ao exercício de direitos e faculdades processuais, aos meios de defesa, aos ônus, aos deveres e à aplicação de sanções processuais.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e)
As asserções I e II são proposições falsas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
A respeito das asserções sobre o princípio da igualdade a alternativa correta é a letra c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A assertiva I é verdadeira, pois trata da igualdade material defendida por Aristóteles, tratar de forma desigual os desiguais na medida de sua desigualdade, para que seja promovida a igualdade de fato.
Já a assertiva II é falsa, pois não compreende os ditames da igualdade que deve ser observada no processo, o Código de Processo Civil, em seu artigo 7º prevê que: "É assegurada às partes paridade de tratamento em relação ao exercício de direitos e faculdades processuais".
Respondido por
1
Resposta:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa
Explicação:
AVA
Perguntas interessantes
Biologia,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás