O princípio da descentralização definido na Constituição de 1988 assegura que o Sistema Único de Saúde (SUS): Escolha uma: a. Deve transferir a gestão e o poder decisório, político e administrativo ao Município, cabendo ao Estado e à Federação o financiamento à saúde. b. É organizado para ter uma direção única nas três esferas de governo, que devem se articular e oferecer ações e serviços nos três níveis: estadual, municipal e federal. c. É organizado nas três esferas de governo, com descentralização político-administrativa, com direção única em cada esfera de governo e com ênfase na descentralização dos serviços para os municípios. d. É um sistema único e integrado e, portanto, deve ter a gestão, o poder político administrativo e decisório centrados no município a fim de aproximar a gestão municipal da necessidade do território. e. É organizado nas três esferas de governo, com uma direção única: no governo federal, o ministério da saúde; nos estados e no Distrito Federal, as secretarias estaduais de saúde; e nos municípios, as secretarias municipais de saúde, as quais desenvolvem as políticas, os serviços e as ações definidas pelos Conselhos Intergestores.
Soluções para a tarefa
É organizado nas três esferas de governo, com descentralização político-administrativa, com direção única em cada esfera de governo e com ênfase na descentralização dos serviços para os municípios. Correto! corrigido pelo AVA!
Olá!
c. É organizado nas três esferas de governo, com descentralização político-administrativa, com direção única em cada esfera de governo e com ênfase na descentralização dos serviços para os municípios.
Em se tratando do principio de descentralização do Sistema Único de Saúde (SUS), de acordo com a Constituição Brasileira, observa-se que este conceito refere-se a uma maior autonomia direcionada aos municipios, uma vez que cada local apresenta a sua realidade de acordo com as demandas estabelecidas pela população.