O Princípio da Capacidade Contributiva é chamado por alguns autores de sub-princípio da isonomia (Ricardo Lobo Torres), outros dizem que ele é consequência do princípio da isonomia tributária. Há entre eles uma relação de vizinhança, de proximidade. O art. 145, §1º da CF/88 estabelece que sempre que possível, os impostos terão caráter pessoal e serão graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte, facultado à administração tributária, especialmente para conferir efetividade a esses objetivos, identificar, respeitados os direitos individuais e nos termos da lei, o patrimônio, os rendimentos e as atividades econômicas do contribuinte. Cada imposto vai buscar a justiça levando-se em conta as suas particularidades. Existem meios de exteriorização da capacidade contributiva, com relação a este tema, assinale a alternativa correta:
A - progressividade: Técnica de incidência de alíquotas diferenciadas, perante bases de cálculo que necessariamente variam; proporcionalidade: Técnica de incidência de alíquotas variáveis que incidirão sobre base de cálculo fixas; seletividade: Técnica de incidência de alíquotas que variam na razão inversa da essencialidade do bem. Quanto mais essencial for o bem, menor será o imposto seletivo.
B - progressividade: Técnica de incidência de alíquotas diferenciadas, perante bases fixas; proporcionalidade: Técnica de incidência de alíquotas fixas que incidirão sobre base de cálculo que variam; seletividade: Técnica de incidência de alíquotas que variam na razão inversa da essencialidade do bem. Quanto mais essencial for o bem, menor será o imposto seletivo.
C - progressividade: Técnica de incidência de alíquotas diferenciadas, perante bases de cálculo que necessariamente variam; proporcionalidade: Técnica de incidência de alíquotas fixas que incidirão sobre base de cálculo que variam; seletividade: Técnica de incidência de alíquotas que variam na razão inversa da essencialidade do bem. Quanto mais essencial for o bem, maior será o imposto seletivo.
D - progressividade: Técnica de incidência de alíquotas diferenciadas, perante bases de cálculo iguais, invariáveis; proporcionalidade: Técnica de incidência de alíquotas fixas que incidirão sobre base de cálculo que variam; seletividade: Técnica de incidência de alíquotas que variam na razão inversa da essencialidade do bem. Quanto mais essencial for o bem, menor será o imposto seletivo.
E - progressividade: Técnica de incidência de alíquotas diferenciadas, perante bases de cálculo que necessariamente variam; proporcionalidade: Técnica de incidência de alíquotas fixas que incidirão sobre base de cálculo que variam; seletividade: Técnica de incidência de alíquotas que variam na razão inversa da essencialidade do bem. Quanto mais essencial for o bem, menor será o imposto seletivo.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta: Alternativa E
progressividade: Técnica de incidência de alíquotas diferenciadas, perante bases de cálculo que necessariamente variam; proporcionalidade: Técnica de incidência de alíquotas fixas que incidirão sobre base de cálculo que variam; seletividade: Técnica de incidência de alíquotas que variam na razão inversa da essencialidade do bem. Quanto mais essencial for o bem, menor será o imposto seletivo.
Explicação: Fiz e acertei !!!
regaliasclube:
A resposta está correta!
Perguntas interessantes
História,
7 meses atrás
Artes,
7 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Saúde,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás