O princípio da autonomia refere-se à consideração aos direitos fundamentais do homem, com base numa moralidade inspirada no respeito mútuo. Ribas (2017) afirma que, conforme previsto pela bioética, existem algumas circunstâncias especiais onde esse princípio poderá ser “ferido” sem qualquer ônus para o profissional de saúde ou pesquisador, quais são elas? Analise as afirmativas a seguir e marque V para verdadeiro e F para falso e assinale a alternativa correta:
( ) A incapacidade por perda de consciência nas patologias neurológicas e psiquiátricas graves;
( ) A incapacidade, especialmente quando falamos em crianças e adolescentes, devendo os pais ou responsáveis exercerem esse princípio para tais indivíduos;
( ) Quando o indivíduo se recusa, sem maiores explicações, a ser informado e a participar das decisões e da evolução de seu caso.
( ) A obrigação legal de notificação de doenças cuja notificação é compulsória;
AV-F-V-V
BF-V-V-V
CV-V-V-F
DV-V-V-V
marytofalini:
resposta D
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
A alternativa D) é a correta.
Na enfermagem, a autonomia é importante a todo o momento, tendo em mente que é um trabalho critico que envolve a vida de outras pessoas, é necessário que o enfermeiro possa agir livremente e saber o que fazer nessas horas.
Ficar preso a ordens pode causar gargalos nos processo de saúde, causando lentidão o que pode levar a danos aos pacientes, até a morte de algum deles caso o enfermeiro não tenha autonomia para agir.
Porém, o profissional da saúde só pode agir com total autonomia em certos casos, como os citados na questão.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes
Filosofia,
7 meses atrás
História,
7 meses atrás
Geografia,
7 meses atrás
História,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás